A chuva continua provocando prejuízos e transtornos em Minas Gerais, neste domingo (18). De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o número de cidades em situação de emergência, desde o início do período chuvoso, já chega a 17 no Estado. A assessoria de imprensa do órgão informou que, até o fim da manhã, a Prefeitura de Belo Horizonte ainda não havia comunicado oficialmente sobre o decreto de situação de emergência e, por isso, não consta no balanço.
O último caso registrado foi o do município de Barra Longa, na Zona da Mata. De acordo com as informações enviadas pela Prefeitura à Defesa Civil, o temporal na região provocou aumento do nível do volume de água do Rio do Carmo. Pontes e estradas que dão acesso a comunidades do município foram destruídas. Cinco casas foram danificadas, e 85 pessoas ficaram desalojadas.
Em Belo Horizonte, a chuva foi constante durante toda madrugada e início da manhã deste domingo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um muro de arrimo caiu sobre uma residência no bairro União, na Região Nordeste da capital. Por causa do deslizamento, uma mulher ficou ferida.
Outro desabamento foi registrado, na manhã deste domingo, no bairro Maria Helena, na Região de Venda Nova. Segundo o Corpo de Bombeiro, os moradores que estavam na casa foram socorridos pelos vizinhos.
No fim da manhã, um muro caiu, atingido uma casa no bairro Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar (PM), duas pessoas tiveram ferimentos e foram levadas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) mantém alerta de temporais em Belo Horizonte. De acordo com o órgão, da 0h às 07h 10 deste domingo, choveu 92,6 milímetros na Região Noroeste e 98,6, na Centro-Sul.
Por volta das 11h, o Corpo de Bombeiros informou que, das 7h deste sábado às 7h deste domingo, 44 ocorrências foram atendidas em Minas Gerais, sendo 39 na Grande BH. Em todo o estado, 788 homens trabalharam em situações como inundações e desabamentos.
De acordo com Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, desde o início do período chuvoso, cerca de 460 pessoas ficaram desalojadas, e 30, desabrigadas, em Minas Gerais. Mais de 1,4 mil casas e oito pontes foram danificadas. Até o momento, duas pessoas morreram em decorrência das chuvas no Estado.

COMPATILHAR: