Novas mortes em decorrência do vírus Influenza A (H1N1), a gripe suína, foram confirmadas em Minas pelo Ministério da Saúde. O número de óbitos subiu para 39 e é quase dez vezes maior do que o registrado em todo o ano de 2011, quando quatro pessoas morreram vítimas da doença. Ainda de acordo com o Ministério, 19 mortes também estão sob investigação.
Desde o último levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), no final de setembro, foram confirmadas quatro novas mortes no Estado. A SES, no entanto, não informou em quais cidades. Ao todo foram 2.405 casos notificados, sendo 117 confirmados, 105 identificados como gripe sazona, 991 em investigação e 1.192 descartados.
Em 2009, fase mais crítica da doença no Estado, 217 pessoas morreram em decorrência do vírus. No ano seguinte, houve apenas três vítimas.
Entenda a doença
A influenza é uma infecção viral que afeta principalmente nariz, garganta, brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. A infecção dura aproximadamente uma semana, sendo reconhecida por apresentar febre alta de início repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabeça, mal-estar intenso, tosse não produtiva, coriza e rinite. O vírus influenza é transmitido facilmente de uma pessoa infectada para outra por meio de gotículas e pequenas partículas produzidas pela tosse, espirro ou durante a fala, além do contato das mãos com superfícies contaminadas.
A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do país.

COMPATILHAR: