Pode ser normal sentir sono quando se está no trabalho. O problema é quando isso se torna frequente. Embora pegue mal cair no sono durante as atividades, médicos afirmam que não há mal nenhum em tirar uma soneca. O problema é quando todos os dias a pessoa se sente cansada e sonolenta. Isso pode ser sinal de problemas ou doenças relacionadas no sono.
O trabalho, mesmo que seja monótono, não deve causar sono. Por isso, se você mal consegue ficar acordado enquanto exerce suas funções, talvez seja hora de buscar um especialista. O sono pode deixar a pessoa menos atenta, podendo causar acidentes ou erros, dependendo do risco de cada atividade, segundo o médico do trabalho Alexandre Lourenço, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).
Na opinião do neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba, a correria do dia a dia e o estresse fazem as pessoas se esquecerem de dormir. Segundo ela, é comum pessoas se deitarem para dormir e não conseguirem um sono reparador. A consequência é elas acordarem com sensação de cansaço no dia seguinte.
Márcia Pradella, do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) explica que cada pessoa precisa de um tempo mínimo de sono por noite para descansar de verdade. E esse período não deve ser menor que seis ou sete horas. Ela acrescenta: ?A grande maioria das pessoas com essa queixa [de sono no trabalho] tem privação crônica de sono. Por algum motivo em suas vidas elas se esqueceram da necessidade de dormir e passaram a ter um sono insuficiente?.
Na empresa
Há quem acredite que tirar uma soneca durante o trabalho é algo impossível, mas as companhias já estão começando a levar mais a sério essa necessidade, como uma forma de aumentar o rendimento de cada funcionário.
Uma empresa de São Paulo investiu alto no bem-estar de seus empregados. Além de uma sala de sonoterapia, há também um salão de áudio e vídeo, um de tratamento por cromoterapia (relaxamento por meio das cores), outro de massoterapia (ambiente para massagens) e sala de estudo.
Devido a questões hormonais, geralmente é após o almoço o horário em que se sente mais sono. Segundo a diretora executiva Luisa Nizoli, é o momento em que a sala de sonoterapia fica mais cheia. Especialistas dão dicas para os funcionários: levantar, esticar o corpo, tomar um café e, se possível, tirar um cochilinho de dez a quinze minutos antes de retornar ao serviço.
Doenças
Algumas doenças como apnéia (distúrbio que provoca ronco e interrupções na respiração durante o sono), obesidade, insônia, narcolepsia (ataques de sono repentinos), hipersonolência idiopática (sono excessivo o tempo todo) fazem com que a pessoa durma mal e sinta sono durante o dia.

Para os que não chegam a ter nenhuma doença mais grave como essas, mas nunca conseguem dormir bem, é preciso ficar atento. O excesso de noites mal dormidas pode causar hipertensão, infartos, perda de memória e da capacidade cognitiva. Isso porque o sono é responsável por restabelecer as energias perdidas durante o dia, descansar a mente e estimular a memória.

As empresas precisam ter, obrigatoriamente, um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), para estudar as condições de saúde dos funcionários. Isso inclui verificar quadros de sonolência. Caso você esteja com esse problema, o ideal é notificar a companhia e, se necessário, passar por tratamento.

Dicas
Jornadas excessivas, revezamentos constantes no horário de trabalho e compromissos demais podem fazer com que a pessoa durma menos do que o corpo dela precisa para descansar de verdade. Nesse caso, a dica é tentar dormir mais. Aproveitar enquanto estiver no ônibus, no intervalo dos estudos, nos minutos que sobrarem do horário de almoço. É importante também compensar o sono no fim de semana.

Ansiedade, mente agitada, calor, claridade, desconforto e barulho podem fazer com que o sono não tenha qualidade e a pessoa durma mal. O ideal é que se disperse tudo que atrapalha o sono. Na hora de dormir é bom esquecer o trabalho e não comer nada pesado. Se for ver TV, é bom programar para ela se desligar em meia hora.

COMPATILHAR: