A orquestra ?Sucata Sinfônica?, formada por alunos da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, localizada no bairro Vargem Grande, iniciou a gravação de seu primeiro CD. O disco contém cinco faixas, que são:
?Ode à Alegria? ? Tema da 9ª Sinfonia
Composição: Ludwig Van Beethoven
Asa Branca ? O ?hino? da Região Nordeste do Brasil
Composição: Luis Gonzaga (O Rei do Baião)
Caminhada Verde ? Música tema do projeto ?Caminhada Verde?, desenvolvido na Escola Municipal Benedita Gomide Leite em 2010.
Composição: Alunos do 5º ano A (2010) sob orientação do professor Alex Arouca.
Banda de Latas Faz Barulho ? Música tema do projeto ?Banda de Latas: Aprendendo com Ritmo? desenvolvido na Escola Municipal Benedita Gomide Leite, em 2009.
Composição: Alessandro Teixeira e Alex Arouca.
Hino Nacional Brasileiro
Composição: Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manoel da Silva

De acordo com a diretora da E.M. Benedita Gomide Leite, Lucimar Rosa, o valor arrecadado com a venda dos CDs será usado na compra de uniformes para os alunos da orquestra usarem em suas apresentações .
Recentemente, cinco representantes da Sucata Sinfônica ficaram em primeiro lugar no Bibliofest, um concurso cultural promovido pelo curso de biblioteconomia do Unifor-MG.

Projeto ?Sucata Sinfônica: Melodia nota 10?

A Experiência Pedagógica: ?Sucata Sinfônica: Melodia Nota 10? é desenvolvida com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Benedita Gomide Leite, pelo professor de educação musical, Alex Arouca e é calcada no ensino da melodia. Apoiada no tripé música – educação – reaproveitamento de materiais, a orquestra Sucata Sinfônica não usa instrumentos musicais industrializados, e assim traz uma rica vivência artesanal para a sala de aula, onde o próprio aluno confecciona os instrumentos.
Reaproveitar o lixo do dia a dia para produzir música é a tônica da ?Sucata Sinfônica: Melodia Nota 10? que, nos momentos de criação, confecção, execução e audição dos novos instrumentos musicais, torna-se uma poderosa metodologia de Educação Musical.
O objetivo do projeto é apresentar uma opção lúdica para as aulas de educação musical, cuja principal preocupação é o desenvolvimento da percepção auditiva do educando, deixando-o apto para entender as características sonoras.

COMPATILHAR: