A Prefeitura de Arcos, por meio do Comitê Intersetorial de Combate a Dengue, conseguiu, através da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, a disponibilização de 16 agentes de Endemias que vão reforçar as ações de trabalho de campo focal, de fiscalização e de remoção de criadouros de mosquito.

Os novos agentes chegaram ao município na sexta-feira (18) e, no dia seguinte, prontamente iniciaram os trabalhos no bairro São Judas, com visitas técnicas de abordagens educativas de combate ao mosquito e de prevenção, com eliminação de recipientes que acumulam água e servem de proliferação de larvas.

Toda equipe é composta de agentes do Ministério da Saúde, remanescentes de instituições importantes, como a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e a Sucam (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública) e que agora atuam nas Superintendências Regionais de Saúde de Sete Lagoas e Coronel Fabriciano. Experiência alinhada para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zica e chikungunya.

O coordenador de Endemias, Tiago Carvalho, ressalta a importância deste reforço. “Como ainda estamos no meio de uma epidemia, esse reforço vai ser de grande valia, pois nos ajudará muito no desempenho do trabalho vocal de campo, principalmente da identificação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes”, disse.

De acordo com o prefeito, Denilson Teixeira, essa ajuda da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis vai auxiliar na agilidade dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Controle de Endemias de Arcos. “Sabemos que neste momento toda ajuda é bem-vinda, mas esses 16 dezesseis agentes que chegaram vão potencializar nossas ações de combate a essa epidemia que assola toda a cidade, “ressaltou.

 

Fonte: Prefeitura de Arcos ||

COMPATILHAR: