A Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram Alto São Francisco) autorizou os serviços de desassoreamento e limpeza das lagoas do Fundão, do Petito e do Josino, em Formiga.

A autorização assinada pelo  superintendente regional do Supram, Rafael Rezende Teixeira, em 26 de setembro, já está de posse da Prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), o prefeito Eugênio Vilela irá agendar uma reunião com a diretoria de Furnas Centrais Elétricas para definir a data do início dos serviços.

Das três lagoas, a que se encontra em pior estado de conservação é a do Fundão, a mais comprometida pela proliferação de algas.

O projeto total de recuperação da Lagoa do Fundão é complexo e além do tratamento do corpo hídrico, exige ainda uma série de intervenções no  entorno como: construção de redes de esgoto, pavimentação de ruas, controle de enxurradas com a construção de curvas de nível e mudança do greide de pavimentação e outras formas de intervenção que inibam o carreamento de detritos  com a consequente contaminação na área de recarga da lagoa.

Para tanto, o município conta com o compromisso de Furnas Centrais Elétricas que, segundo informou o prefeito, por meio de parceira já ajustada, arcará com parcela substancial das despesas de execução do projeto de recuperação que foi protocolado pelo município junto aos órgãos competentes (fiscalizadores), aguardando a devida liberação.

Segundo Eugênio, o município só teve conhecimento da liberação da Autorização Prévia para Outorga Emergencial de Utilização de Recursos Hídricos na segunda-feira (16) e imediatamente determinou que a secretária de Gestão Ambiental, Giovana Borges providenciasse as providências necessárias para o início das obras.

Questionada sobre os custos das obras programadas a Secom limitou-se a informar que os custos para limpeza das lagoas (corpo hídrico) serão integralmente bancados por Furnas Centrais Elétricas que disponibilizará, além da mão de obra especializada, todo o equipamento necessário para a retirada das algas e desassoreamento das lagoas (balsas, correntões, dragas, bombas de sucção, etc).

Sobre o local escolhido para o descarte das toneladas de impurezas (lama e matéria orgânica) que certamente serão retiradas do lago, a Secretaria de Gestão Ambiental ainda não sabe dar maiores detalhes a respeito.

Relembrando:

Foto: Divulgação/Secom

Na primeira semana de janeiro de 2017, o então secretário Municipal de Infraestrutura, Arnaldo Gontijo de Freitas, se reuniu com representantes da  Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) em busca de auxilio para o encaminhamento de soluções para o problema.

 

 

 

Foto: Divulgação

Em 27 de janeiro, Eugênio Vilela, diretores do Country Clube em companhia do biogeógrafo Vladmyr Soares de Souza e do educador físico Américo Portela Neto, juntamente com o secretário Arnaldo Gontijo, da então diretora adjunta do Departamento de Gestão Ambiental, Giovana Borges e de outros membros do 1º escalão do governo municipal deliberaram sobre uma série de providências administrativas que deveriam ser implementadas em defesa da lagoa.

 

Em 5 de fevereiro, especialistas de Furnas Centrais Elétricas, atendendo a solicitação do prefeito, visitam as lagoas, tomam ciência do problema e partem em busca de propostas para a revitalização das mesmas.

 

 

Em 17 de abril o Prefeito confirmou a celebração da parceria entre o município e Furnas.

 

COMPATILHAR: