Uma pessoa foi presa e vários equipamentos eletrônicos, como computadores, notebooks e discos rígidos, foram apreendidos nesta quinta-feira (17) durante a Operação “Luz na Infância II” na região do 7º Departamento de Polícia Civil de Divinópolis, responsável por 50 municípios do Centro-Oeste de Minas.

A operação é coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública e ocorre em 24 estados e no Distrito Federal.

Cerca de 2,6 mil policiais civis cumprem mais de 500 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Quem for pego com posse dessas mídias é preso em flagrante.

De acordo com o delegado Ivan José Lopes, chefe do 7º Departamento, a operação foi realizada em Carmo do Cajuru, Divinópolis, Formiga e Pará de Minas, onde um homem de 42 anos foi preso.

“Em Pará de Minas, nós cumprimos um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, no Bairro Serra Verde, e no computador pessoal dele encontramos diversos vídeos com conteúdo pornográfico envolvendo a participação de crianças e adolescentes. Ele foi conduzido para a delegacia junto ao material para que a perícia examinasse as mídias e o suspeito fosse preso em flagrante. Ele informou que apenas possuía o material, mas a perícia encontrou provas de que ele também distribuiu material dessa natureza”, contou o delegado.

Conforme informou o delegado, ele foi preso em flagrante e pode pegar pena de quatro a oito anos de reclusão, caso seja condenado.

Em Carmo do Cajuru, o delegado informou que nada de suspeito foi identificado, mas que equipamentos eletrônicos foram apreendidos e um inquérito instaurado.

Em Divinópolis, a Polícia Civil encontrou vídeos e imagens suspeitas na residência de um suspeito, mas ele não foi autuado em flagrante. Um inquérito também foi instaurado.

Já em Formiga, o suspeito não foi localizado mas foi identificado pela Polícia. Os policiais apreenderam um celular e um pen drive e instauraram inquérito.

Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria.

Ação em Minas Gerais

De acordo com a Polícia Civil, 68 mandados de busca e apreensão serão cumpridos em 32 cidades mineiras.

No Triângulo Miniero e Alto Paranaíba, há cumprimento de mandados de busca e apreensão em Ibiá, São Gotardo, Uberaba e Uberlândia.

Já na Zona da Mata e Campo das Vertentes, há cumprimento de mandados de busca e apreensão em Além Paraíba, Cataguases, Juiz de Fora, Muriaé, Viçosa e Barbacena.

 

Fonte: G1||https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/uma-pessoa-e-presa-durante-a-operacao-luz-na-infancia-ii-no-centro-oeste-de-minas.ghtml

COMPATILHAR: