Os pacotes de tarifas bancárias no Brasil sofreram reajuste de até 124% em três anos. O dado é do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que comparou valores de pacotes básicos e econômicos nos sete maiores bancos do país desde 2008, quando passou valer uma norma do Banco Central para regulamentar as cobranças.
A receita de tarifas dos bancos subiu até 83% no período analisado, de acordo com a pesquisa do órgão de defesa do consumidor. O levantamento também mostra alta nas reclamações de clientes contra cobranças indevidas. Entre 2009 e 2010, essas queixas de correntistas subiram 23%.
A gerente jurídica do Idec, Maria Elisa Novais, avalia que a regulamentação do BC facilitou a comparação entre os bancos. Mas ainda falta clareza, pois o cliente não sabe que tipo de serviço pode ser obtido gratuitamente e se o pacote oferecido é adequado ao seu perfil e sua renda, afirma.
A resolução do final de 2007, complementada por outra norma no ano passado, padronizou as tarifas cobradas por bancos e exigiu a divulgação dos valores aos clientes, além de ter classificado serviços como essenciais, prioritários, especiais e diferenciados.
O engenheiro aposentado Luís Sérgio do Carmo afirma que o reajuste nas tarifas bancárias tem impacto direto no bolso de quem é cliente de determinada agência. O consumidor deve ficar atento e administrar bem a sua conta. Se for somar a quantidade de pequenos valores que são descontados pelos bancos a cada mês, no final dá uma grande diferença, avalia.

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