O I Fórum de Arquitetura e Urbanismo do Unifor-MG: Tecnologia e Inovação foi realizado nos dias 16 e 17 de maio. A programação contou com palestras, debates, oficinas e exposição de trabalhos realizados pelos alunos.

A coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Ma. Marianna Costa Mattos, destacou que o evento teve como objetivo promover a integração do mercado de trabalho com o Centro Universitário de Formiga. Ela afirmou que essa aproximação é de extrema importância.

“Outro objetivo é promover algumas ações afins, dentre elas, atividades artísticas, que ofereçam aos estudantes, possibilidades criativas a mais, além da matriz curricular. Com as palestras e as oficinas, os alunos vão saber mais sobre o mercado de trabalho e ter contato com os profissionais ”, afirmou.

Palestras

O Prof. Cezar Augusto Silvino Figueredo apresentou a palestra “Design Paramétrico”. Dentre outros temas, o professor falou sobre fabricação robotizada e impressão 3D. Quanto ao mercado de trabalho, o palestrante destacou a crise na área da Construção Civil e novas perspectivas de atuação do arquiteto.

Já o arquiteto Rafael Lemieszek Pinheiro ministrou a palestra “Sistema BIM: Definição e Aplicabilidade no Mercado da Construção Civil Brasileiro”. Ele falou sobre plataformas que economizam trabalho e tornam o processo mais dinâmico para que o profissional possa utilizar o seu tempo para o desenvolvimento do projeto em si.

O tema “Sistema de Construção Pré-fabricado Steel Framing” foi abordado pelo engenheiro Osmar Messias, da Chaves Costa Empreendimentos. Ele contou que essa tecnologia é nova no Brasil.

“Acredito que no máximo dez anos não haverá mais obras no modo tradicional e é importante para os alunos saírem da Faculdade com conhecimento sobre o tema, sabendo o que encontrarão no mercado de trabalho”, ressaltou.

Osmar Messias disse que “é uma satisfação participar do evento e falar sobre o conhecimento adquirido nos 37 anos de profissão”.

Logo em seguida, houve uma mesa redonda para debate dos temas abordados nas palestras.

Oficinas

O segundo dia de atividades do Fórum contou com a realização de oficinas. As atividades ocorreram na Praça de Alimentação do Prédio 1, na Sala de Desenho 1 e 2, no Laboratório de Informática 3 e 5 e no Ateliê de Arquitetura do Prédio 2.

Criatividade

Maria José Boaventura coordenou a Oficina de Artes Visuais (Pintura em Tela), que teve o objetivo de integrar e entrelaçar as artes visuais com a arquitetura. Ela disse que a atividade amplia o olhar do estudante.

“O projeto arquitetônico entrelaçado com a arte, com o fazer artístico, com o pensar, com o inusitado, será uma obra de arquitetura e, consequentemente, terá elementos que são características das artes visuais. Leva o aluno a quebrar um pouco o padrão de um trabalho convencional”, ressaltou.

A aluna Franciana Pires Liduário do 7o período do Curso de Arquitetura e Urbanismo participou da Oficina de Artes Visuais (Pintura em Tela). Ela destacou que a realização da atividade foi importante, já que, na arquitetura, muito além da técnica, há o lado artístico que ajuda tanto o projetar quanto a iniciativa das ideias para isso. A jovem considerou a oficina dinâmica e disse que se surpreendeu com o resultado.

 

 

COMPATILHAR: