O ano de 2008 chegou e junto com ele as reclamações dos presentes de Natal comprados no último mês e que apresentaram defeito ou cujos serviços mostraram-se aquém do esperado. A movimentação no Procon ? que esteve fora de funcionamento durante os últimos 15 dias do mês de dezembro passado ? aumenta consideravelmente.
No decorrer de 2007, de acordo com Juscemília Alves Guimarães, assistente jurídica do Procon ? em Formiga, a campeã de reclamações foi a telefonia celular, seguida pelos empréstimos consignados e por eletrodomésticos com defeito. ?No caso da telefonia celular, o consumidor reclama muito do mau atendimento das operadoras e mesmo do funcionamento de alguns aparelhos. Apesar de ainda ser a campeã de reclamações, de 2006 para 2007 houve uma melhora considerável. Depois de muitas notas enviadas às operadoras, os problemas passaram a ser resolvidos diretamente com o consumidor?, esclarece.
Os empréstimos consignados são uma ?novidade? entre as reclamações. O empréstimo ou desconto em folha, oferecido a aposentados e pensionistas apresenta problemas principalmente diante de arrependimentos e de tentativa de quitar a dívida antes do fim do empréstimo. ?Às vezes acontece do aposentado ter o dinheiro para pagar o débito e o abatimento proporcional é simplesmente ridículo. Por exemplo, um consumidor faz um empréstimo de R$ 3000 e paga 16 parcelas. Neste momento ele tem o dinheiro para quitar o resto da dívida de uma vez, porém com os juros, ainda restam R$ 3500 para o abatimento total?, comenta Juscemília.
A assistente dá algumas dicas em relação aos empréstimos. ?Quando diante desse tipo de situação, o melhor a fazer é procurar o Procon e, se tiver condições, também um advogado e os demais órgãos competentes para que sejam tomadas providências. Esse tipo de cobrança abusiva é considerada ilegal e deve ser combatido. Outra dica que eu dou é evitar ao máximo a realização desses empréstimos. Se for possível negociar a dívida ou ter o dinheiro por outras vias legais, é o mais aconselhado?.
O Procon de Formiga fica à rua Floriano Peixoto, nº 21, Centro, próximo à Câmara Municipal. O telefone é o 3321-1056. Para evitar problemas e constrangimentos posteriores, algumas das principais recomendações dadas são:

? Antes de assinar qualquer contrato, LEIA-O com atenção. Em caso de dúvidas, esclaça-as antes de assinar;
? Se você receber um cartão sem ter pedido, RASGUE-O e peça o cancelamento na administradora;
? Ao fazer a solicitação de serviços por telefone, anote o PROTOCOLO do atendimento;
? Nunca desembolse ou envie dinheiro antes de receber empréstimo;
? Exerça sua cidadania. Exija sempre a nota fiscal.

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