Um ranking nada promissor, e pelo terceiro ano consecutivo. As empresas de telefonia, tanto móvel quanto fixa, permanecem campeãs no ranking de reclamações de consumidores recebidas pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O setor lidera o ranking de reclamações do órgão há três anos. Só em 2013, foram 6.399 notificações.
Em segundo lugar, está o cartão de crédito, com 4.741 notificações, entre reclamações de fornecedores, acordos de parcelamento e o pagamento de dívidas. Em terceiro lugar, aparecem as reclamações relacionadas a eletrodomésticos e eletroeletrônicos, com 3.381 reclamações. Má qualidade, não recebimentos ou demora na entrega do produto são os problemas apontados com maior frequência.
No quarto lugar, estão os chamado ?combos? (telefonia, internet e TV por assinatura), que englobam as reclamações desses setores em que não é possível isolar a causa. Só o setor de telecomunicações representa mais de 50% das queixas dos dez segmentos com mais reclamações no Procon Assembleia.
Empréstimo consignado, móveis, armários e cozinhas planejadas, estabelecimentos de ensino e financiamento de veículos complementam a relação, ocupando, respectivamente, o sétimo, o oitavo, o nono e o décimo lugares. No total, foram recebidas 23.905 reclamações em 2013.
A listagem e um balanço completo dos atendimentos realizados no ano passado foram apresentados aos deputados da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa durante uma audiência pública.
Acordos
De acordo com o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, foram contabilizados mais de 84 mil atendimentos no ano passado.
Segundo ele, 75% das demandas apresentadas ao órgão chegaram a uma solução satisfatória, por meio de acordos realizados entre as partes interessadas.
Atendimento online se expande
O Procon Online, que foi criado em 2012 com o intuito de estruturar convênios com Câmaras Municipais onde não existe o serviço de atendimento ao consumidor local, analisou mais de mil queixas em 2013, frente aos 429 atendimentos realizados até então. Pelo atendimento online, o consumidor dirige-se à Câmara Municipal e apresenta o caso. As informações são enviadas ao Procon Assembleia, que intercede pelo consumidor.
Escolas
Existe também o Procon na Escola ? um trabalho de conscientização e esclarecimento promovido nas instituições de ensino. Cerca de 300 escolas participaram do projeto no ano passado.

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