Um ranking nada promissor, e pelo terceiro ano consecutivo. As empresas de telefonia, tanto móvel quanto fixa, permanecem campeãs no ranking de reclamações de consumidores recebidas pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O setor lidera o ranking de reclamações do órgão há três anos. Só em 2013, foram 6.399 notificações.
Em segundo lugar, está o cartão de crédito, com 4.741 notificações, entre reclamações de fornecedores, acordos de parcelamento e o pagamento de dívidas. Em terceiro lugar, aparecem as reclamações relacionadas a eletrodomésticos e eletroeletrônicos, com 3.381 reclamações. Má qualidade, não recebimentos ou demora na entrega do produto são os problemas apontados com maior frequência.
No quarto lugar, estão os chamado ?combos? (telefonia, internet e TV por assinatura), que englobam as reclamações desses setores em que não é possível isolar a causa. Só o setor de telecomunicações representa mais de 50% das queixas dos dez segmentos com mais reclamações no Procon Assembleia.
Empréstimo consignado, móveis, armários e cozinhas planejadas, estabelecimentos de ensino e financiamento de veículos complementam a relação, ocupando, respectivamente, o sétimo, o oitavo, o nono e o décimo lugares. No total, foram recebidas 23.905 reclamações em 2013.
A listagem e um balanço completo dos atendimentos realizados no ano passado foram apresentados aos deputados da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa durante uma audiência pública.
Acordos
De acordo com o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, foram contabilizados mais de 84 mil atendimentos no ano passado.
Segundo ele, 75% das demandas apresentadas ao órgão chegaram a uma solução satisfatória, por meio de acordos realizados entre as partes interessadas.
Atendimento online se expande
O Procon Online, que foi criado em 2012 com o intuito de estruturar convênios com Câmaras Municipais onde não existe o serviço de atendimento ao consumidor local, analisou mais de mil queixas em 2013, frente aos 429 atendimentos realizados até então. Pelo atendimento online, o consumidor dirige-se à Câmara Municipal e apresenta o caso. As informações são enviadas ao Procon Assembleia, que intercede pelo consumidor.
Escolas
Existe também o Procon na Escola ? um trabalho de conscientização e esclarecimento promovido nas instituições de ensino. Cerca de 300 escolas participaram do projeto no ano passado.
Telefonia está no topo de ranking de reclamações
Procon Assembleia divulga lista dos piores setores em MG.