Por Paulo Coelho

A direção da Santa Casa compareceu à reunião Ordinária da Câmara, nessa segunda-feira (26), de “pires nas mãos”, buscando auxilio para solucionar um grave problema por que passa o hospital.

O péssimo estado de conservação do telhado em grande parte da cobertura da entidade, com telhas rachadas e trincadas, deixa vazar para o interior do hospital enorme volume da água trazida pelas chuvas.

Com isto, setores vitais como bloco cirúrgico, UTI, e várias alas e salas que abrigam equipamentos de alto valor, tem o funcionamento prejudicado e até mesmo inviabilizado.

Foto: Santa Casa/Divulgação

Sensibilizados com o problema e entendendo a necessidade de uma intervenção imediata, sem a qual o hospital poderá até paralisar os atendimentos, os vereadores Joice Alvarenga/PT, José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN) e Marcelo Fernandes/PCdoB apresentaram durante a reunião um requerimento que submetido à Mesa, foi aprovado por unanimidade, solicitando que o Legislativo antecipe a devolução de R$150 mil, provindos de parte da sobra orçamentária da Câmara. Essa sobra é devolvida ao Executivo, ao final de cada exercício.

Foto: Divulgação

Os vereadores entenderam que nada é mais justo que o cumprimento da proposição de vez que assim agindo estariam protegendo a saúde da população da cidade que só conta com a Santa Casa para atendimentos no município.

Em meio às discussões, o valor a ser destinado ao hospital foi modificado e definido em R$200 mil. O vereador Flávio Couto/PSC, emendou o requerimento com proposta também aprovada por unanimidade,  determinando que o prefeito, Eugênio Vilela informe, em 24 horas,  ao Legislativo se de fato, irá destinar os recursos em pauta, para o atendimento da Santa Casa.

Direção da Santa Casa : José Edilson (Superintendente), Myrian Araújo Coelho (Gestora Executiva), Antônio Monteiro e Paulo Henrique, (assessores jurídicos) – Foto: Divulgação

O presidente do Legislativo, Evandro Donizeth (Piruca/PSL), informou aos presentes que iria cumprir o aprovado, mas frisou que o Executivo também passa por séria crise financeira: “hoje estive em reunião com o secretário de Fazenda, Cleuton Lima que solicitou o adiantamento da devolução da sobra orçamentária da Casa, pois, o Executivo conta com este recurso para saldar compromissos como o pagamento do funcionalismo. A devolução é constitucional e será feita, mas o prefeito é quem decidirá o destino da verba”, concluiu.

Ao Últimas Notícias a Prefeitura informou que na semana passada o prefeito Eugênio Vilela se reuniu com a diretoria do hospital e se comprometeu a ajudar a entidade a partir de janeiro. “Devido a atual situação em que o governo de Minas condicionou nosso município, será impossível fazermos qualquer repasse à Santa Casa em dezembro já que contamos com esse recurso para o pagamento do 13º salário aos servidores municipais”, informou a administração municipal. 

* Matéria atualizada na quarta-feira (28)

COMPATILHAR: