Esta sexta-feira (13), ficará marcada por um lindo fenômeno nos céus, uma tempestade magnética. O fenômeno é provocado pela chegada de vento solar ao nosso planeta.

A tempestade magnética deste fim de semana terá magnitude 4 em uma escala que vai até 10 e ocorrerá nos dias 13 e 14 de outubro.

Segundo meteorologistas, o fenômeno pode causar falhas em dispositivos eletrônicos, como celulares, e aumentar o risco de acidentes, já que pode desencadear problemas de navegação e em equipamentos de telecomunicações.

A tempestade não tem repercussões no clima do planeta, mas há pessoas mais sensíveis que podem sentir desconforto físico, dores de cabeça, irritabilidade e aumento na ansiedade.

No entanto, pode ficar tranquilo. Isso não significa o fim do mundo. “Os seres humanos sempre coexistiram com as tempestades magnéticas, mesmo quando não tinham conhecimento de atividade solar e do campo geomagnético da Terra”, disse o astrônomo Sergei Popov ao portal Ridus.

 

O que é

O fenômeno é resultado da reação do nosso planeta às erupções solares, que expulsam bilhões de partículas que atingem a Terra como vento solar.

 

Fonte: O Tempo||http://www.otempo.com.br/interessa/tempestade-magn%C3%A9tica-atinge-a-terra-hoje-e-pode-dar-dor-de-cabe%C3%A7a-1.1530992vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv

COMPATILHAR: