Em entrevista exclusiva ao portal Últimas Notícias, o prefeito de Formiga, Eugênio Vilela confirmou que será instalado no município um Centro Especializado para receber pacientes com suspeita de Covid-19.

Neste local (tenda), serão instalados 12 leitos para triagem específica de quem chegar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apresentando síndrome respiratória.

 “Não estamos chamando de hospital de campanha porque ali não teremos UTI ou respiradores. É um Centro de Triagem. Identificou que é caso suspeito de Covid-19 ali se faz o tratamento específico. Chegou na UPA com suspeita, a pessoa já é encaminhada para esse espaço. Se precisar de internação, o paciente é imediatamente encaminhado  para a Santa Casa”.

De acordo com o prefeito, a previsão é de iniciar a montagem do Centro Especializado já na próxima semana. Ele será montado ao lado da UPA.

 “Estamos no trâmite do processo licitatório e em seguida a gente já começa os trabalhos,  pois é preciso contratar a empresa, fazer a tomada de preço e seguir todo o processo, de acordo com a Legislação. Logo que tenhamos a empresa vencedora, ela iniciará a montagem do espaço. Precisamos de um prazo de dez dias para montar a estrutura das tendas em um espaço específico”, disse o prefeito.

Questionada sobre os leitos do Hospital Santa Marta, a Prefeitura explicou que os mesmos serão utilizados como leitos clínicos de retaguarda para internação e não observação como a UPA.

O contrato está vigente sendo renovado por mais três meses. Pacientes que necessitam de tratamento médico por período prolongado serão direcionados para o Santa Marta, caso não haja vaga na Santa Casa.  

 

CONFIRA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA COM O PREFEITO

Confira a informação oficial sobre o centro de triagem

“A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está empenhada no combate ao novo coronavírus. Além das diversas ações que já foram implementadas na cidade, uma “Unidade de Referência e Triagem Covid-19 e Síndrome Gripal” está sendo preparada para atender, exclusivamente, pacientes residentes em Formiga. O espaço que será montado no Estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no estilo “Camarim Octanorm”, tem previsão de início das atividades no dia 27 de julho. De acordo com o responsável pela pasta, Leandro Pimentel, a Unidade terá dez leitos para acolhimento e triagem de pacientes de síndrome gripal, que são considerados “casos suspeitos da Covid-19”. “No momento, a demanda de casos de síndrome gripal consegue ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento, sem comprometer os demais serviços oferecidos. No entanto, como medida preventiva, preparamos este espaço para proporcionar melhores condições aos pacientes. Ressalto que a Unidade de Referência não será um espaço para internações, mas para atendimento inicial dos pacientes. Todas as internações referentes à Covid-19 serão feitas, conforme o pactuado com o Sistema Único de Saúde (SUS – Plano Operativo Macro-Oeste), na Santa Casa, que conta com 46 leitos para este tipo de atendimento”, destacou o secretário.
A criação da “Unidade de Referência e Triagem Covid-19 e Síndrome Gripal” é uma iniciativa do Executivo formiguense e foi analisada com o auxílio do diretor técnico da Santa Casa, que é a unidade hospitalar de referência no município. O valor médio do investimento é de R$45 mil reais por três meses e os profissionais que atuarão são servidores da secretária de Saúde.

HOSPITAL SANTA MARTA
A Administração Municipal também está trabalhando na preparação de uma ala do Hospital Santa Marta, com leitos de “retaguarda” para receber pacientes clínicos com outras doenças, de baixa e média complexidade, que necessitem de internação. “As pessoas que necessitarem de tratamento médico por período prolongado, no caso de não existir, no momento, vagas disponíveis na Santa Casa, serão encaminhadas ao Hospital Santa Marta. A Unidade de Pronto Atendimento continuará com todos os serviços que já são oferecidos costumeiramente, sem alterações”, comentou Leandro Pimentel. A previsão é de que os atendimentos no Hospital Santa Marta tenham início em agosto”.

COMPATILHAR: