O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República para incluir na denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por obstrução da Justiça na Lava Jato elementos que reforçariam a ligação do petista com o ex-controlador do BTG André Esteves.

Os dois foram denunciados ao STF, ao lado do ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS), por suposto envolvimento na trama que teria tentado comprar o silêncio e evitar a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Janot afirmou ao STF que as citações de Delcídio em sua delação, mostrando que Esteves financiava o Instituto Lula, são importantes em várias frentes de investigações, como na denúncia e também no principal inquérito da Lava Jato, que investiga se uma organização criminosa atuou num esquema de desvios da Petrobras.

“Por fim, no que toca ao relacionamento estreito entre Andre Esteves e o Instituto Lula, as informações prestadas pelo colaborador interessam à ação penal 4170 [denúncia], ao Inquérito 3989/STF (organização criminosa) e ao Inquérito instaurado perante o juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba com o objetivo de apurar possível crime de lavagem de dinheiro envolvendo o pagamento por parte de empresas de palestras de Luiz Inácio Lula da Silva”.

Delcídio afirmou em sua delação premiada disse que Esteves é um dos principais mantenedores do Instituto Lula; que isso se deve a Lula ter sido um grande sponsor (patrocinador) dos negócios do BTG; que Lula era um alavancador eficaz de negócios para agentes econômicos junto a instâncias governamentais nacionais e estrangeiras.

De acordo com a denúncia, Lula, Delcídio, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício Bumlai, se juntaram para evitar a delação de Cerveró, com pagamentos de R$ 250 mil.

Na acusação, a Procuradoria afirma que o ex-presidente “impediu e ou embaraçou investigação criminal que envolve organização criminosa, ocupando papel central, determinando e dirigindo a atividade criminosa praticada por Delcídio do Amaral, André Santos Esteves, Edson de Siqueira Ribeiro, Diogo Ferreira Rodrigues, José Carlos Bumlai, e Maurício de Barros Bumlai”, que foram denunciados.

 

Fonte: O Tempo||http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/teori-inclui-novos-elementos-em-den%C3%BAncia-contra-lula-na-lava-jato-1.1303292

COMPATILHAR: