O terçol é uma inflamação das glândulas que produzem uma secreção gordurosa e que existem na pálpebra perto das raízes dos cílios. Cientificamente o terçol é chamado de hordéolo e é causado por um vírus ou uma bactéria, que podem ser contraídos pelo ar ou pelo contato com a mão suja. Há também o calázio, obstrução de glândula da pálpebra, sem infecção, causada por poluição e até mesmo grãos de maquiagem, que podem obstruir o local.
Os hordéolos e calázios não afetam a visão, mas causam muito incômodo, dor e vermelhidão no local. Com algumas medidas eles somem em menos de uma semana, mas, às vezes, podem precisar de cirurgia ? quando a inflamação é curada, mas o nódulo endurece e se mantém no olho.
Nos dois casos, a cura pode acontecer também por processo natural. A glândula obstruída pode desentupir-se, o processo inflamatório é curado e ela volta a funcionar normalmente. Há a possibilidade também da inflamação vazar e a glândula ficar inutilizada. Nesse caso, não há problema porque existem mais de 50 delas na pálpebra.
Há ainda alguns mitos para cura do terçol. Muitas pessoas recomendam esquentar aliança e aplicar no local. A dica funciona, segundo especialistas, já que o calor local é a base para o tratamento. O uso de compressas mornas fazem o mesmo efeito. É bom esclarecer também que terçol não pega. Por isso, não é preciso faltar à escola ou ao trabalho.

Imprimir
Comentários