Os trabalhadores dos Correios de Minas Gerais decidiram pôr fim a greve que durou 22 dias. Os funcionários voltam ao trabalho ao meio-dia desta terça-feira. De acordo com o sindicato da categoria, cerca de 2 milhões de correspondências estão com a entrega atrasada no estado.
A expectativa é que em cinco dias úteis a entrega seja normalizada. Na segunda-feira, os trabalhadores da maior parte do país já haviam interrompido a paralisação.
Ficou definido que será pago um adicional de 30% de risco para 43 mil carteiros. Aos demais funcionários da distribuição e aos atendentes em guichê de agência, a empresa continuará pagando o valor fixo de R$ 260.
Também pelo acordo, os dias parados não serão descontados, mas compensados mediante banco de horas.
A proposta da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não agradou ao Sindicato dos Carteiros de Minas Gerais, que chegou a enviar uma carta de repúdio contra as propostas.
De acordo com o diretor do sindicato, Jenilson Luiz de Oliveira, a intenção era continuar a greve em Minas. ?Tentamos manter a greve por mais um dia, mas a Fentect, (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) assinou o acordo e, portanto, tivemos que acatar a decisão?.

COMPATILHAR: