A vacinação contra a gripe A no Brasil começou no dia 8 de março. Na primeira etapa, foram vacinados os profissionais de saúde e os povos indígenas. Na segunda etapa, que teve início no dia 22 de março, foi a vez das gestantes, crianças entre seis meses e 1 ano e de 11 meses de idade e pessoas portadoras de doenças crônicas menores de 60 anos (diabéticos, pneumopatas, cardiopatas, insuficientes renais, portadores de imunodeficiência, que são os em tratamento de câncer ou com uso prolongado de drogas imunossupressoras, por exemplo contra a HIV) se imunizarem.
Já a terceira etapa começou no dia 5 de maio, destinada aos jovens de 20 a 29 anos de idade. Esta terceira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe A termina nesta sexta-feira (23).
Neste sábado (24), começa a quarta etapa da vacinação contra a gripe A para o grupo de idosos portadores de doenças crônicas, com 60 anos ou mais. Esta fase vai até o dia 7 de maio.
A campanha nacional de vacinação de idosos contra a gripe comum, que começaria também neste próximo sábado foi adiada para o dia 8 de maio por atraso na entrega das vacinas. A finalização da campanha está prevista para o dia 21 do mesmo mês. Conforme orientação do Ministério da Saúde, o idoso com doença crônica pode deixar para tomar as duas vacinas juntas, em um mesmo dia.

Vacinação em Formiga está abaixo da média

A coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Castro, disse que a porcentagem de vacinação em Formiga contra a gripe A está muito baixa. ?Estamos tendo pouca adesão, praticamente como no Estado, que é apenas de 50% de pessoas vacinadas? , comenta.
Em Formiga, a vacinação para os idosos contra a gripe sazonal (gripe comum) começará pela zona rural. Na ocasião, os pacientes que tiverem doenças crônicas também receberão a dose contra a gripe A As contra indicações para essas duas vacinas são: pessoas com alergia a algum dos componentes da dose ou alergia a ovo. Na zona urbana, a vacinação contra a gripe sazonal começa no dia 8 de maio.

COMPATILHAR: