Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da segunda parcela da escala de vencimentos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), de 2015, em Minas Gerais. Os proprietários dos veículos com placas de final 9 e 0 devem efetuar o pagamento na rede bancária credenciada. A terceira e última parcela deverá ser paga no mês de março.

O não pagamento da parcela nos prazos estabelecidos gera multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), multa de 20% após o 30º dia e juros (Selic) calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso.

O pagamento pode ser feito nos terminais de Auto Atendimento ou guichês de Caixa dos Agentes Arrecadadores autorizados. Para isso, basta informar o número do Renavam do veículo. A emissão da Guia de arrecadação do IPVA pode ser feita também pelo site www.fazenda.mg.gov.br, nas Repartições Fazendárias e Unidades de Atendimento Integrado (UAI). As consultas dos valores do IPVA também podem ser feitas pelo telefone 155 e por meio do aplicativo gratuito para smartphones e tablets, disponíveis nos endereços:

Os recursos das contribuições do imposto serão distribuídos para o caixa único do Estado (40%), para o município de emplacamento (40%) e para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Conforme o Estado, a verba pode ser usada para construção e reparos de estradas, moradias, viadutos e escolas, e também para compra e a distribuição de alimentos e de remédios.

Redação do Jornal Nova Imprensa Hoje em Dia

COMPATILHAR: