A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite termina nesta sexta-feira (6). O balanço parcial aponta que quase 12,3 milhões de crianças em todo o país já foram vacinadas contra a paralisia infantil. O número representa 86,9% do total de crianças de zero a cinco anos, sendo que o objetivo é vacinar 95%.
Minas Gerais já imunizou 89,80% do público alvo, que são todas as crianças menores de menores de até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Até o momento os estados com as maiores coberturas vacinais são Santa Catarina (96,2%), Paraná (94,4%), Goiás (93,8%), São Paulo (91,7%), Rio de Janeiro (90,8%) e Rio Grande do Sul (90,6%). Foram repassados aos estados e municípios um total de 21,2 milhões de doses da vacina .
A campanha ainda acontece completamente com vacina oral, as chamadas gotinhas. A partir de agosto deste ano, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), a dose de reforço (aos 15 meses) e as demais doses de campanha continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

COMPATILHAR: