Termina nesta sexta-feira (24) o prazo para inscrição na segunda etapa do Programa Universidade para Todos (ProUni). São oferecidas 49.157 bolsas para quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em escola particular, e para quem é portador de deficiência ou professor da educação básica nas redes municipal, estadual ou federal. As inscrições podem ser feitas pelo site www.portal.mec.gov.br até as 23h59.
É obrigatório ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008 e ter obtido pelo menos 45 pontos na média das provas de redação e de conhecimentos gerais. Podem pedir a bolsa integral os estudantes que possuem renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 697,50). A bolsa parcial, de 50% do valor da mensalidade, é destinada a estudantes que tenham renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.395).
A lista dos pré-selecionados será divulgada na terça-feira (28) e os alunos terão até o dia 12 de agosto para comprovar as informações prestadas ao Ministério da Educação (MEC). O estudante pode escolher qualquer instituição de ensino superior que seja participante do ProUni. A lista de faculdades está disponível no site. Os professores podem se inscrever em bolsas de cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior, sem a necessidade de comprovar rendimentos.
Segundo o MEC, na primeira etapa deste semestre, que terminou no dia 5 de junho, foram oferecidas 91.227 bolsas. Neste ano, 156.416 vagas já foram disponibilizadas. Segundo o órgão, desde o início do programa, em 2005, foram ofertadas 247.643 bolsas.

Imprimir
Comentários