Os agentes de controle de endemias e os agentes comunitários de saúde, pertencentes ao Programa de Saúde da Família (PSF) de Formiga, estão participando de um treinamento para a implantação do Termo de Notificação em casas que possuem criadouros do mosquito da dengue. A ação educativa da Secretaria de Saúde começará a vigorar no município a partir do dia 25 de abril.
Os encontros dos agentes de saúde estão sendo realizados no edifício Antônio Vieira. De acordo com a equipe da Educação em Saúde, responsável pelo treinamento, o Termo de Notificação funcionará da seguinte maneira: os agentes farão a visita domiciliar e o tratamento de recipientes como de costume. Porém, as irregularidades encontradas nas residências serão repassadas aos moradores por escrito, sendo concedido um prazo de sete dias para que as providências sejam tomadas.
Após verificação pelo agente de endemias, caso o problema não tenha sido solucionado, a notificação será encaminhada ao setor de Vigilância Sanitária, que tomará as devidas providências. Segundo o coordenador do Setor de Endemias, Anderson Avelar, por enquanto, a ação será apenas educativa.
Um projeto de lei que trata sobre a campanha educativa, de prevenção e controle da transmissão da dengue no município de Formiga, de autoria do vereador Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB), foi aprovado pelos vereadores no dia 14 de março. O projeto prevê multa para quem descumprir a lei.

COMPATILHAR: