Um forte terremoto de 6,9 graus na escala Richter atingiu nesta quarta-feira (23) a ilha de Honshu, no norte do Japão. A informação é do Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA.
O epicentro do tremor foi registrado a uma profundidade de 107 quilômetros, a 40 quilômetros a leste de Morioka.
Segundo a agência meteorológica do Japão, a magnitude do tremor seria de 6,8 graus.
De acordo com o governo japonês, não foi dado alerta de tsunami.
O terremoto teria sido sentido na região de Tóquio, segundo relatos da imprensa.
A TV NHK informou que trechos de rodovias foram fechados ao tráfego e que algumas linhas de trem foram paradas depois do tremor na região, que é montanhosa e pouco povoada.
Um porta-voz da prefeitura de Iwate, próximo ao epicentro, disse que não há informações sobre danos, mas algumas cidades registraram relatos de vidros quebrados em prédios.
A Tohoku Electric informou que suas instalações nucleares na área estão funcionando normalmente, exceto por uma unidade que já estava parada em manutenção.
Terremotos são comuns no Japão, que fica em uma das regiões sísmicas mais ativas do planeta. O país registra cerca de um em cada cinco terremotos de magnitude acima de 6 em todo o mundo.
O terremoto desta quarta segue-se a uma série de tremores menores na mesma região. O primeiro deles matou pelo menos dez pessoas e deixou vários desaparecidos em junho deste ano.
Em outubro de 2004, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a região de Niigata, no norte do Japão, matando 65 pessoas e ferindo mais de 3.000.
Foi o tremor mais mortal desde que um terremoto de 7,3 graus atingiu a cidade de Kobe em 1995, matando mais de 6.400 pessoas.

COMPATILHAR: