Depois de dominar o mercado de veículos elétricos e se lançar na bilionária corrida espacial, o chefe da Tesla, Elon Musk, anunciou seu próximo grande projeto: a fabricação de robôs humanoides.

Na quinta-feira (19), o empresário disse que terá um protótipo inicial do “Tesla Bot” até o ano que vem.Baseado na mesma tecnologia dos veículos semiautônomos da companhia, o robô deverá ser capaz de realizar tarefas básicas repetitivas, com a intenção de eliminar trabalhos perigosos, ou maçantes, para humanos, explicou Musk em um evento on-line sobre os avanços da Tesla em Inteligência Artificial.

“A Tesla é a maior empresa de robótica do mundo, porque os carros são robôs semissensíveis sobre rodas”, afirmou. “Portanto, faz um certo sentido pôr isso na forma humanoide”, acrescentou.

Este anúncio é feito no momento em que a empresa se encontra sob investigação por seu sistema de direção assistida. O sistema está sendo analisado pelas autoridades reguladoras dos Estados Unidos, após a ocorrência de uma série de acidentes.

A Tesla é conhecida por fazer os motoristas acreditarem que os veículos dotados do sistema “Autopilot” (piloto automático) podem dirigir sozinhos.

A polêmica sobre o “Autopilot” não foi abordada na conferência on-line dessa quinta, de duas horas e meia de duração, e nenhuma pergunta foi feita sobre ela por parte do público.

Em vez disso, Musk garantiu que seu futuro robô será “benigno”.

Segundo ele, o Tesla Bot, que terá mãos com cinco dedos e virá em preto e branco, será “amigável” e construído de forma que, em qualquer situação, “você pode fugir dele e desligá-lo”.

“Espero que isso nunca aconteça, mas nunca se sabe”, brincou.

Fonte: G1

COMPATILHAR: