O Tiro de Guerra 04-030 encerrou as atividades do ano de instrução de 2019 no dia 30 de novembro, e divulgou os trabalhos realizados ao longo deste ano. Após 40 semanas de instrução, o TG formou 21 cabos e 72 atiradores, os quais receberam o Certificado de Reservista Militar.

Conforme o balanço, o ano de instrução foi marcado por diversas atividades extracurriculares, entre elas o TG destacou a formatura do Dia da Matrícula.  A realização do 1º Passeio Ciclístico Solidário em comemoração ao “Dia do Exército Brasileiro”, solenidade do “Dia da Vitória”, homenagem ao Dia das Mães e dos Pais, apoio e participação na corrida rústica alusiva ao “Dia do Trabalho”, celebração de 73 anos do TG, desfile em comemoração aos 160 anos de emancipação de Formiga e as marchas a pé de 8 km, 12 km e 16 Km foram algumas das diversas atividades realizadas.

Os jovens participaram ainda de três testes de avaliação física, tiro de fuzil diurno e noturno no estande de tiro do TG, exercício de campanha, visita a diversas escolas da cidade, participação e execução do Projeto “Momento Cívico” na Escola Aureliano Rodrigues Nunes, participação no “Dia da Coleta”, campanha de vacinação antirrábica, desfiles cívicos-militares em Formiga, Pimenta e Córrego Fundo, realização do 2º Torneio de Futsal do TG, participação em eventos religiosos, desfile de congados e Inspeção Final de Instrução.

Os atiradores ainda tiveram a oportunidade de conhecer a Penitenciária Regional de Formiga e a Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações.

A criação do projeto “Contrate um Atirador” resultou em um balanço positivo. Criado com o intuito de ampliar ingresso de jovens no mercado de trabalho, a ação possibilitou várias parcerias que contribuíram para o apoio, incentivo, preparação e transporte de 24 integrantes e ex-integrantes do TG para a realização de concurso às escolas militares.

Outra atividade que culminou em um resultado positivo foi o curso de Brigada de Incêndio. A atividade contou com a participação de 75 atiradores e resultou na seleção e indicação de dez atiradores para os cursos de eletricista predial e costura, com bolsa de estudo, no Senai de Formiga em 2020, a inserção de  28 atiradores no mercado de trabalho e ainda alguns ajustes curriculares para possibilitar que 39 jovens fossem aprovados para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

De acordo com a coordenação do TG, os instrutores ressaltaram o êxito alcançado neste ano, e se mostraram satisfeitos com os resultados atingidos em todas as áreas.  “Agradecemos o apoio e incentivo de diversos setores da comunidade, pais e familiares dos atiradores”.

COMPATILHAR: