Seis turistas estrangeiros morreram e outras 30 pessoas ficaram feridas por causa de um tornado e de chuvas de granizo na região de Calcídica, no norte da Grécia, nessa quarta-feira (10). De acordo com o protal G1, dezenas de feridos leves foram levados a hospitais.

Nos últimos dias, os termômetros marcavam temperaturas de até 37ºC na região, porém nessa quarta Calcídica foi atingida pelas chuvas de granizo e pelo tornado que durou cerca de 20 minutos.

“Foi algo inédito”, com “ventos muito fortes” e “violentas tormentas de granizo”, disse o responsável da Defesa Civil no norte do país, Charalambos Steriadis, que também divulgou o balanço de feridos.

Um casal checo morreu em Propontida, quando o motorhome em que viajava foi arrastado pelos fortes ventos, de acordo com a polícia.

Carro fica danificado na passagem de tornado em praia de Sozopoli, a região de Halkidiki, na Grécia — Foto: Giannis Moisiadis/InTime News via AP

Em Kassandra, a 70 km de Tessalônica, segunda maior cidade da Grécia, um homem russo e o filho de dois anos perderam a vida na queda de uma árvore em um hotel e uma mulher morreu atingida pelo desmoronamento de um teto de um prédio.

O canal de televisão ERT informou que um menino teria morrido e um pescador estaria desaparecido, mas a fontes oficiais não confirmaram essas informações.

 

Foi declarado estado de emergência em Calcídica, que recebeu a visita do Ministro da Proteção do cidadão, Michalis Chryssohoidis, para acompanhar as operações dos bombeiros, segundo a ERT.

Danos na praia em Porto Carras, Halkidiki, Grécia, após tormenta — Foto: Iona Serrapica / Reuters

Imprimir