A médica veterinária Fernanda Pinheiro Lima, diretora do Centro de Defesa à Vida Animal (Codevida), órgão municipal vinculado à Secretaria de Gestão Ambiental, ministrou uma palestra sobre o tema ?Bem-estar animal e controle populacional de cães e gatos em área urbana? na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, no dia 3 de outubro de 2013. A palestra estava incluída na pauta do I Encontro do Ministério Público em Proteção à Fauna, que ocorreu nos dias 3 e 4 de outubro.
O objetivo do encontro foi promover a interlocução entre os membros do Ministério Público, a comunidade acadêmica, órgãos públicos, profissionais das diversas áreas e a sociedade. A proposta foi suscitar debates sobre questões geradas pela relação entre o homem e os animais, contribuindo para a evolução das ideias e o aperfeiçoamento das ações protetivas à fauna.
Na ocasião foi apresentada a estrutura do Codevida, que só pode ser implantado graças à parceria entre a administração municipal, Ministério Público, Polícia Ambiental, Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG), Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) e Associação Protetora dos Animais de Formiga (Apaf).
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, uma cadela em seis anos gera 64 mil filhotes. Sendo assim, com a política de controle de natalidade adotada pelo município e implantada pelo Codevida, foi possível evitar o nascimento de oito mil filhotes em um ano de atividades.
Fernanda Lima destacou a importância deste trabalho: ?Nota-se que o Município de Formiga está à frente da grande maioria dos municípios brasileiros, e que não está omisso no que tange a proteção e dignidade dos animais, bem como não utiliza de métodos desproporcionais e ineficazes no controle populacional de cães e gatos em área urbana?.
A diretora ressaltou ainda que todos os trabalhos seguem a legislação protetiva do meio ambiente e dos animais da fauna doméstica.
O Codevida
O Codevida é regulamento pela lei nº 4595 de 10 de fevereiro de 2012 que dispõe sobre o Estatuto de Defesa, Controle e Proteção dos Animais no Município de Formiga e foi inaugurado no dia 5 de junho de 2012, mesma data em que é comemorado o Dia do Meio Ambiente. A sede está localizada na Fazenda Municipal, próximo à avenida João Pimenta da Veiga.
Participaram da inauguração o ex-prefeito Aluísio Veloso/PT, o ex-secretário de Gestão Ambiental, Paulo Coelho, a promotora de Justiça, Luciana Imaculada de Paula, dentre outras autoridades.
O Centro começou a funcionar em meados de março do ano passado. Oito profissionais integram o quadro de funcionários (uma veterinária, três vigias, três auxiliares e um motorista), além de três estagiários do Unifor, que começaram os trabalhos neste ano. A estrutura material é composta por um veículo, cedido em comodato pela Arpa, quatro consultórios veterinários, um canil com seis baias, três almoxarifados e duas salas administrativas.
Até o momento, já foram castrados 997 animais dentre cães e gatos. Deste total, 700 procedimentos foram realizados no segundo semestre de 2012.

COMPATILHAR: