Elenita Fernandes Rodrigues, de Córrego Fundo, concluiu no dia 22 de novembro o curso de extensão Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, ofertado pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com polo na Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Formiga. O seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado ?A Educação e o Grupo Viva Mulher na promoção da emancipação e busca da autonomia das mulheres de Córrego Fundo? foi premiado pela universidade.

A estudante é córrego-fundense e cursa graduação em pedagogia no Unifor-MG. Juntamente a outros três alunos do curso de extensão, Elenita foi premiada pelo trabalho apresentado, recebendo como prêmio livros e certificado da UFMG.

Segundo informações da tutora presencial do curso, a também córrego-fundense Maria Aparecida Leal, a temática do curso é a instituição de políticas públicas voltadas para uma diversidade de gêneros e raças, como, por exemplo, mulheres, transgêneros, negros, índios, etc. O curso trata do respeito e da dignidade desses indivíduos que enfrentam preconceito da sociedade. ?Neste contexto, o trabalho da aluna Elenita sobre o grupo Viva Mulher, enfatizou as políticas públicas voltadas para as mulheres, e teve grande destaque, recebendo a premiação da UFMG?, comentou a tutora.

Em meu trabalho, busquei evidenciar a mulher córrego-fundense, juntamente com o Grupo Viva Mulher, que faz um trabalho efetivo na busca do bem estar da população feminina. Portanto, procurei dar enfoque neste projeto e nas práticas educacionais, buscando introduzir neste grupo cursos profissionalizantes, os quais poderão proporcionar autonomia pessoal e financeira à essas mulheres, dessa forma, elas poderão conquistar seu reconhecimento social e também aumentar sua autoestima, destacando todas as suas possibilidades e o seu verdadeiro valor, destacou Elenita.

Viva Mulher

O grupo Viva Mulher é um dos projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura de Córrego Fundo. As atividades do grupo ocorrem quinzenalmente e têm o intuito de reunir e unir as mulheres córrego-fundenses bem como promover ações educativas e sociais entre as participantes.

COMPATILHAR: