A Polícia Militar de Minas Gerais anunciou na manhã desta sexta-feira (14) as estatísticas de criminalidade no Estado neste ano, em evento na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). De acordo com a corporação, o crime de tráfico de drogas subiu 14,37% em Minas no período entre 2010 e 2018. Os números saltaram de 19.695 registros em 2010 para 31.740 boletins de venda de entorpecentes.

Em relação ao número de prisões e apreensões, a PM registrou queda de 1,43%, se comparado com o ano passado. Em 2017 foram 312.024 procedimentos de detenção realizados, contra 307.566 neste ano.

Já as taxas de homicídio tiveram redução de 22,81%, em comparação com o ano passado. Foram 3.678 assassinatos registrados em 2017, contra 2.639 neste ano.

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Helbert Figueiró, as estatísticas foram positivas e apontam para uma necessidade de continuidade no modo de atuação da corporação no Estado.

Em evento na Fiemg, comandante Helbert Figueiró revelou um balanço da corporação (Foto: Simon Nascimento/Hoje em Dia)

Em tom de despedida, já que outro militar será nomeado para a chefia da PM pelo governador eleito Romeu Zema (Novo), Figueiró ainda anunciou que o Estado está em fase final de ajustes para aprimorar o combate aos criminosos que atuam em ataques a banco no interior de Minas.

“É uma prática que nos atormentava. Estamos em fase final de compra de 40 veículos blindados para atuar em pontos estratégicos para dar a resposta imediata, com enfrentamento, a esses criminosos, para combater essa prática”, disse o militar.

Segundo a PM, os ataques a instituições financeiras tiveram queda de 48,92% neste ano em Minas Gerais. De janeiro e dezembro de 2018, foram registradas 95 ocorrências, contra 186 no ano passado.

Aplicativos

Durante a apresentação, o comandante-geral da PM ainda anunciou que aplicativos para aprimorar o trabalho dos militares estão em desenvolvimento.

Uma das ferramentas é 190 smart, que dará ao cidadão que registrou alguma queixa a oportunidade de acompanhar, em tempo real, o deslocamento da viatura até o endereço do chamado.

 

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: