Em Minas, 14.522.090 eleitores estão aptos a votar neste segundo turno das eleições para presidente da República. São 10.144 locais de votação, com 45.851 seções eleitorais. Novidades como o voto em trânsito, a possibilidade de presos provisórios votarem e a utilização da identificação biométrica de eleitores permanecem nessa nova etapa da eleição.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), até as 10h, apenas 89 urnas eletrônicas haviam sido substituídas em todo o Estado, o que corresponde a 0.2 % do total de urnas e nenhum caso de votação manual havia sido registrado.
Antes do início da votação, foi registrada apenas uma ocorrência na 16ª Zona Eleitoral de Araguari, onde uma eleitora impaciente na fila foi encaminhada ao estabelecimento policial após arremessar um objeto no mesário.
Na sede do TRE-MG, o presidente do Tribunal, desembargador Kildare Carvalho, abriu a Sessão Permanente da Corte destacando o ?esforço do Tribunal em proporcionar aos eleitores liberdade e autonomia na hora de escolher os dirigentes de nosso país? e demonstrou a certeza de que o clima de tranquilidade do primeiro turno vai se repetir no segundo turno.
Ao todo, terá 193.902 pessoas no Estado estão a serviço da Justiça Eleitoral, trabalhando nesse segundo turno das eleições, entre servidores, juízes, mesários, entre outros. São 51.272 urnas eletrônicas em uso neste domingo.
Formiga tem 652 mesários inscritos, Córrego Fundo tem 52 e Pimenta 88.

Tudo normal em Formiga
Em Formiga, onde 52.158 eleitores devem comparecer às urnas, segundo a chefe do Cartório Eleitoral, Sônia Maria Oliveira Alves, tudo também transcorre na maior tranquilidade e nenhuma ocorrência foi registrada até o momento. O movimento nas seções eleitorais está ainda devagar e quase não se vê filas nos locais de votação.
Sônia Alves comenta que o sistema de apuração será o mesmo do primeiro turno. Assim, os mesários levarão os boletins de urnas para o Ginásio Vicentão e os disquetes das urnas serão encaminhados para o Cartório Eleitoral, onde os dados serão jogados no sistema. Lembrando que as votações seguem até as 17h.
No primeiro turno, quando foram votados seis candidatos (deputado estadual, deputado federal, dois senadores, governador e presidente), por volta das 19h, já se sabiam os resultados de todas as seções de Formiga, Córrego Fundo e Pimenta, pertencentes ao Cartório Eleitoral de Formiga. Assim, como neste segundo turno as votações são para apenas o cargo de presidente, o resultado deve sair ainda mais cedo.
Acompanhem em nosso site mais informações a qualquer momento e o resultado da apuração.

COMPATILHAR: