A transmissão da Covid-19 em Belo Horizonte voltou à fase de alerta amarelo após ficar quase um mês representada na cor verde, que significa controle. Isso porque, nesta quarta-feira (15), o indicador atingiu 1,00, o maior nível em 26 dias.

Além disso, o informe divulgado pela Prefeitura indicou aumento na demanda de leitos de terapia intensiva e de enfermaria.

A transmissão, também chamada de Fator RT, já estava mostrando tendência de aumento nos últimos boletins divulgados pela Prefeitura.

Entre sexta (10) e terça-feira (14), o indicador saltou de 0,86 para 0,96, até chegar em 1,00 nesta quarta. No patamar atual, cada grupo de 100 pessoas infectadas pelo novo coronavírus o transmite, em média, para mais 100 moradores de BH.

Aumento, também, no indicador que afere a ocupação de leitos de terapia intensiva para pacientes com Covid-19 em BH. O índice saiu de 45,3% para 49,8%, ficando muito próximo do alerta amarelo, representado entre 50% e 70%.

No entanto, o boletim informou que houve redução de oferta em vagas UTI Covid e aumento na UTI não-Cocvid, tanto na rede pública quanto na privada.

O mesmo comportamento foi visto em relação aos leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 em BH: teve baixas em vagas Covid e aumento em camas para não-Covid, nas redes pública e privada.

Isso fez com que a ocupação em unidades para pessoas com coronavírus subisse de 29,6% para 32,4%, longe do alerta amarelo, representado pelo mesmo percentual do indicador de terapia intensiva.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: