O TRE de Minas Gerais está lançando nesta semana a campanha ?Sujeira Não é Legal?, voltada para as eleições 2012. O projeto pretende orientar candidatos e eleitores para que seja realizada uma campanha eleitoral mais limpa, segura, tranquila e, a partir de um novo conceito agregado neste ano, também transparente. A iniciativa tem a parceria da Cemig, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
A exemplo de 2010, a vassoura será o símbolo da campanha. Panfletos com orientações começam a ser distribuídos aos candidatos, em Belo Horizonte, quando pedirem os registros das candidaturas. Neste ano, a campanha irá ressaltar também, conforme consta do panfleto, que ?prestar contas de campanha de forma correta e transparente é mais do que uma obrigação daqueles que pretendem administrar ou fiscalizar o uso do dinheiro público. É também uma questão de respeito ao eleitor.?
Já está disponível na internet um site para que os interessados conheçam melhor a campanha e as orientações dos órgãos que a promovem: www.campanhasemsujeira.tre-mg.jus.com.br.
A partir desta sexta-feira (6), quando começa a campanha eleitoral, serão veiculados VTs do ?Sujeira Não é Legal? em emissoras de TV e, na próxima semana, spots em emissoras de rádio. Essas peças visam principalmente estimular o eleitor a votar de forma consciente, escolhendo candidatos que não desrespeitam as normas legais e os preceitos de civilidade.
Segundo o presidente do TRE, desembargador Brandão Teixeira, a Justiça Eleitoral mineira pretende, com a campanha, despertar nos candidatos e nos cidadãos a importância de se cumprir a legislação eleitoral. Além disso, a intenção, segundo o desembargador, é que a campanha seja uma forma de diminuir o desconforto e o transtorno que a sujeira eleitoral provoca na vida das pessoas.

COMPATILHAR: