Empresários, voluntários e autoridades de Minas Gerais e Rio de Janeiro arquitetam um projeto para criar um trem turístico entre os dois estados. O Ministérios dos Transportes já cedeu duas locomotivas para que os veículos trafeguem entre as cidades de Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e de Sapucaia e Três Rios, no Rio. 

De acordo com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, a conquista das locomotivas e dos vagões de passageiros adquiridos pela entidade, é uma vitória da sociedade e do patrimônio público ferroviário. Com a operação do trem de passageiros a ferrovia será preservada em seus 180 quilômetros, além de poder ser utilizada diretamente pela população das cidades servidas pelo trem.

O projeto “Expresso Trem da Terra” busca revitalizar o sistema de transporte ferroviário no país, através do Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias e do Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros. Participam do projeto o Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

print
Comentários