Desde o início do funcionamento do Centro de Defesa à Vida Animal (Codevida) no final de março deste ano, trinta animais entre cães e gatos, machos e fêmeas, foram castrados e microchipados em Formiga.
O trabalho com os animais envolve várias pessoas e entidades ligadas ao meio ambiente, como Associação Protetora dos Animais de Formiga (Apaf) e Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa II) de Divinópolis. Além disso, são também parceiros do Codevida o Ministério Público, o Unifor e a Polícia Ambiental.
De acordo com a coordenadora do Codevida, Fernanda Pinheiro Lima, os membros da Apaf fazem um serviço de triagem e selecionam aqueles animais que precisam com mais urgência de cuidados. Com a ajuda de funcionários do Codevida é feito o recolhimento de cães e gatos, que depois de passarem pelo procedimento cirúrgico, são devolvidos às ruas de onde foram retirados. Os animais que passam pela incisão cirúrgica são medicados com antibióticos e anti-inflamatórios no pré-operatório e recebem coleiras de identificação antes de serem soltos nas ruas.
A Apaf também é responsável por custear o serviço do veterinário que fará a castração. Esse trabalho conta com a ajuda de alunos do curso de medicina veterinária do Unifor.
O veículo que é utilizado para recolher animais nas ruas foi doado pela Arpa II. A estrutura física para que todo o trabalho seja feito fica por conta do Codevida.
A Polícia Ambiental e o Ministério Público têm a função de fiscalizar o meio ambiente em defesa dos animais.
A coordenadora do Codevida contou que, além da triagem feita pela Apaf, já aconteceu de moradores levaram para ser submetido à castração aquele cão que vive na comunidade e é alimentado pelas pessoas do bairro.
Segundo Fernanda, primeiramente, serão castrados somente os animais de rua. Porém, futuramente, o objetivo é o que serviço seja estendido também para cães e gatos domésticos.
O Codevida está localizado na Fazenda Municipal, próximo à avenida João Pimenta da Veiga. Cinco funcionários trabalham no local, que tem capacidade para abrigar até 80 cachorros.
A edificação foi construída em uma área de 285,30 metros quadrados, com recursos próprios da Prefeitura. O imóvel tem seis salas para canil, área administrativa com dois banheiros, duas salas, copa e recepção. Além disso, há uma sala para vacinas, sala de endemia, isolamento, sala de atendimento veterinário, três depósitos e uma área para apreender animais de grande porte, como cavalos.

COMPATILHAR: