O filme brasileiro Tropa de Elite ganhou, neste sábado, o Urso de Ouro de Melhor Filme em Berlim.
O prêmio pegou de surpresa não só críticos e jornalistas internacionais, mas como também o diretor José Padilha.
Era um prêmio que eu, sinceramente, não esperava, afirmou Padilha em entrevista ao canal de televisão 3Sat, logo após receber a estatueta.
Ao subir ao palco do Berlinale Palast para receber o troféu, junto com o produtor do filme, Marcos Prado, Padilha foi muito aplaudido pelos mais de mil convidados presentes na premiação.
Ele agradeceu especialmente ao cineasta Costa-Gavras, presidente do júri do festival.
No decorrer do festival, no entanto, a reações ao filme brasileiro não foram das mais calorosas.
O longa-metragem foi recebido com relativa indiferença pelos jornalistas alemães e teve poucas avaliações positivas.
A projeção para a imprensa foi encerrada sem aplausos. Os críticos alemães reclamaram do excesso de ação e violência do filme. Nos quadros de avaliações das publicações especializadas, Tropa de Elite dividiu opiniões, não chegou a obter nem as melhores nem as piores notas.
O Urso de Prata ficou com Standard Operating Procedure, do americano Errol Morris, primeiro documentário a participar da competição principal na história do festival.
Outros brasileiros presentes nas mostras paralelas do festival também foram premiados. Café com leite, de Daniel Ribeiro, recebeu o Urso de Cristal como melhor curta-metragem da seção de filmes para público infantil e adolescente, Generation 14plus.
Na mesma seção, o longa Mutum, da carioca Sandra Kogut, recebeu uma menção honrosa. Outro representante brasileiro, o filme Tá, de Felipe Sholl, ganhou o prêmio Teddy, destinado aos filmes de temática homossexual, como melhor curta-metragem.
O ator Reza Naji ganhou o Urso de Prata por sua atuação na produção iraniana Avaze Gonjeshk-ha (The Song Of Sparrows), do diretor Majid Majidi.
O Urso de Prata de melhor atriz foi para a britânica Sally Hawkins, protagonista da comédia de Mike Leigh Happy-Go-Lucky.
O chinês Wang Xiaoshuai recebeu o prêmio de melhor roteiro pelo drama Zou You (In Love We Trust).
Considerado até o grande favorito entre os 21 integrantes da competição oficial, Sangue Negro ficou com dois Ursos de Ouro, um de melhor direção, para o diretor americano Paul Thomas Anderson, e melhor trilha sonora, para o compositor Jonny Greenwood.
O épico do sobre um dos primeiros barões do petróleo americanos (interpretado por Daniel Day-Lewis) tem oito indicações para o Oscar. Esta é a segunda vez que Anderson é premiado em Berlim, onde ele ganhou o Urso de Ouro em 2000 por Magnólia.
Outro grande favorito, Lake Tahoe, do mexicano Fernando Eimbcke, recebeu o prêmio Alfred Bauer, dedicado todo ano a um filme que abra novas perspectivas da arte do cinema.
Além disso, a produção recebeu o prêmio da crítica internacional que acompanha a mostra competitiva do 58º Festival de Berlim.
A cerimônia de premiação foi encerrada com a projeção do filme Be Kind Rewind» de Michel Gondry.

COMPATILHAR: