TSE diverge sobre data de aplicação da fidelidade partidária para majoritários
Os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divergem sobre a data de início da aplicação da regra de fidelidade partidária para os candidatos eleitos para cargos majoritários –como presidente da República, governadores, senadores e prefeitos.

Para o presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, o ideal seria fixar 27 de março de 2007, a exemplo do que o STF (Supremo Tribunal Federal) fez para as eleições proporcionais –deputados estaduais, federais e vereadores.

Já o ministro Carlos Ayres Britto defende que o marco deve ser 16 de outubro de 2007 –quando o TSE estendeu a fidelidade partidária para os cargos majoritários.

O ministro Cezar Peluzo, que prepara a resolução que regulará a tramitação dos processos, sinalizou que não pretende indicar uma data específica para as regras entrarem em vigor. A idéia é permitir que a decisão seja definida, posteriormente, caso a caso.

Por conta desse quadro de indefinição, o mais provável é que o TSE deixe mesmo em aberto a data de aplicação da fidelidade partidária para cargos majoritários ou fixe o marco partidário para 16 de outubro.

COMPATILHAR: