Nesta segunda-feira (21) fez cinco anos que Jack Dorsey tuitou just setting up my twttr, algo como apenas criando o meu Twitter, e deu início a uma revolução na internet. Do primeiro tweet, escrito pelo fundador do microblog, às 140 milhões de mensagens em 140 caracteres postados por dia atualmente, o Twitter mudou a forma como os internautas se relacionam entre si, com as empresas e com as celebridades. Ele mudou o hábito do internauta, resume o diretor da Webconsult, Leonardo Bortoletto.
Hoje, cerca de 200 milhões de pessoas tuitam freneticamente sobre tudo, do cardápio do almoço aos grandes acontecimentos mundiais, como as recentes revoltas no Norte da África ou o terremoto no Japão. Para se ter uma ideia, para alcançar seu primeiro bilhão de tweets, o microblog demorou três anos, dois meses e um dia. Hoje, são postadas um bilhão de mensagens a cada oito dias.
Mesmo com tanta movimentação, cerca de 95% dos perfis têm menos de 500 seguidores. Para se diferenciar na multidão e atrair seguidores, as empresas incluíram a plataforma em suas estratégias. Hoje, não há como fazer um planejamento de marketing sem pensar no Twitter, afirma Bortoletto. Ele diz que as marcas são comentadas pelos usuários tendo ou não um perfil oficial e, por isso, entrar no diálogo é a melhor forma de construir uma imagem positiva.
O sócio-diretor da Carvalho Martins Comunicação, Sérgio Martins, diz que, por ser uma mídia social, o Twitter exige das companhias uma postura diferente, que não é nem a da publicidade tradicional, nem a do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Muitas empresas estão equivocadas, achando que o Twitter é um veículo de publicidade. As que aproveitam melhor são as que sacaram que é veículo de relacionamento, diz. Ele explica que o melhor caminho é postar conteúdos relevantes e que tenham relação com a marca ou com o produto e também dar atenção ao consumidor que dialogou com o perfil.

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