As inscrições ao edital de seleção do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) ficarão abertas até o dia 5 de junho. Promovido pelo Programa Ágora, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG), o curso oferece 300 vagas destinadas a médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas vinculados à rede básica de saúde mineira. Em Formiga, segundo informações da Universidade Aberta do Brasil (UAB), serão ofertadas 25 vagas para o curso.
Nesta edição, uma novidade: o processo seletivo priorizará os participantes do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) para o Estado de Minas Gerais. ?Trata-se de uma determinação do Ministério da Saúde?, explica Edison Corrêa, coordenador geral do Programa Ágora e vice-diretor do Nescon. ?Em Minas, foram 475 profissionais selecionados pelo Provab (que oferece bolsas a profissionais de saúde que optem por atuar em áreas de maior vulnerabilidade das populações indicadas pelo Governo Federal). Caberá a nós qualificar essas pessoas para exercerem suas atividades no âmbito do nosso Estado. Nada impede, porém, que médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas que atuam no SUS por aqui também se inscrevam. Esses ficarão com as vagas remanescentes, ou seja, as que não forem ocupadas pelos profissionais do Provab?, completa.
Inscrições e seleção
Gratuito e a distância, o CEABSF tem vagas distribuídas em oito Polos Presenciais de Apoio à Educação Superior. Além de Formiga, o curso abrangerá as cidades de Bom Despacho, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Governador Valadares, Lagoa Santa, Pompeu e Teófilo Otoni.
Os interessados em participar do processo seletivo devem ler atentamente o edital de seleção. Em seguida, é necessário preencher a ficha de inscrição (disponível on-line em www.nescon.medicina.ufmg.br/) e reunir os documentos exigidos no edital. O próximo passo é enviar o material pelos correios com aviso de recebimento à Secretaria de Cursos do Nescon, situada à Avenida Alfredo Balena, 190 ? 7º andar/sala 716 (Belo Horizonte/Minas Gerais).
Os candidatos do Provab serão alocados nos polos segundo critério de proximidade geográfica com o município para o qual foram selecionados. ?Por exemplo: se no Provab você foi aprovado para atuar em Juatuba, seu polo de referência no CEABSF ? onde você vai frequentar um encontro presencial por mês e o para o qual você se reportará ao longo da vida acadêmica conosco ? certamente será Lagoa Santa,? esclarece Edison Corrêa.
Os demais concorrentes deverão especificar o Polo ao qual desejam se vincular ao preencherem a ficha de inscrição.
Sobre o CEABSF
O Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) é uma pós-graduação lato-sensu financiada pelo Ministério da Saúde. Criada em 2008, insere-se no contexto do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), atendendo às necessidades de qualificação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.
Desde sua primeira edição, o CEABSF já ofertou 2325 vagas, qualificou 894 profissionais em mantém outros 589 em processo de formação. Trata-se do programa com maior contingente de profissionais qualificados para a Atenção Primária do País.

COMPATILHAR: