Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, 100% dos leitos de UTI estão ocupados. Mesmo assim, o novo decreto municipal permite que bares e restaurantes fiquem abertos até 20h, em todos os dias da semana. Até mesmo a música ao vivo foi liberada no município.

O novo decreto apresenta novos horários para o funcionamento de comércio não essencial, shoppings, entre outros. Para a maioria dos estabelecimentos, incluindo supermercados, o horário limite de funcionamento é 20h. Após esse horário, a venda de bebidas alcoólicas é proibida.

A prefeitura também permitiu a abertura de academias, clubes sociais e parques públicos, mas com a regra de que deverá haver distanciamento de três metros entre todas as pessoas, além do uso de máscaras. Cinemas, parques de diversões e casas noturnas continuam de portas fechadas.

Na última segunda-feira (12), o Governo de Minas permitiu que a região Triângulo do Sul retornasse para a Onda Vermelha, mesmo com a altíssima taxa de ocupação de leitos de UTI em Uberaba. Segundo a administração estadual, houve melhora de indicadores na epidemia de Covid na região.

Para o infectologista a professor da UFMG Geraldo Cunha Cury, as prefeituras estão reabrindo o comércio antes da hora e, possivelmente, todas voltarão para a Onda Roxa em breve.

Uberlândia registra mais de 2 mil mortes

A Prefeitura de Uberlândia, segunda maior cidade de Minas Gerais, decretou luto por três dias em homenagem às vítimas da Covid. Nesta sexta-feira (16), o município registrou 2 mil mortes por causa da doença. Metade dos óbitos foram registrados nos últimos dois meses.

Cidade impactada profundamente pela pandemia em fevereiro, Uberlândia teve de impor um fechamento severo para reduzir o número de casos de Covid. Por mais de um mês, os moradores tiveram de lidar até mesmo com uma lei seca – bebidas não podiam ser vendidas nem mesmo em supermercados.

Houve um redução de casos diários no município, com queda de 10%. Mesmo assim, a situação nos hospitais continua crítica. Entre os leitos de UTI, a ocupação é de 84,3%, enquanto não há vagas há uma semana de leitos clínicos – para nenhuma enfermidade, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Com a permissão do Minas Consciente, Uberlândia começou sua flexibilização na semana passada. Bares e restaurantes também puderam reabrir as portas, mas só podem receber clientes das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Shopping Centers e galerias também podem funcionar entre 10h e 18h. Já as lojas do centro da cidade e demais bairros podem abrir entre 9h e 16h.

Em Monte Carmelo, cidade bastante impactada pela pandemia, a situação já está mais tranquila. De acordo com a prefeitura, um dos diferenciais foi realizar monitoramento de todas as pessoas que testaram positivo. Os pacientes e seus familiares só recebem a permissão para sair de casa quando um novo teste RT-PCR indica resultado negativo.

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: