Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).  Ao todo, são oferecidas 6.350 vagas em cursos de graduação, distribuídos em 16 municípios do Estado. As inscrições vão até o dia 18 de novembro. Os interessados podem concorrer às vagas pelo vestibular tradicional ou pelo Sistema de Seleção Unificado (SISU), que utiliza as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

Quem optar pelo vestibular tradicional, devem realizar a inscrição no site da instituição .

As provas serão aplicadas para todos os cursos no dia 18 de dezembro. O teste é formado por questões objetivas das disciplinas correntes do Ensino Médio e uma questão de redação. As obras literárias indicadas para as provas são: ‘Cachorro Velho’, romance de Teresa Cárdenas, e ‘O Acaso abre Portas’, livro de crônicas de Luís Giffoni.

O resultado final do Vestibular será divulgado até o dia 29 de dezembro.

Reserva de vagas

Candidatos de três grupos socioeconômicos, estabelecidos em lei, têm direito a 45% do total de vagas da graduação na UEMG: afrodescendentes, egressos de escola pública e portadores de deficiência e indígenas.

Para concorrer a essas vagas, o candidato deverá assinalar essa opção durante inscrição no vestibular e responder a um questionário específico com informações passíveis de comprovação, já que deverá encaminhar documentos comprobatórios posteriormente, de acordo com os termos e prazos no edital.

Escola de Música e Escola Guignard

O Vestibular UEMG é a única forma de acesso aos cursos oferecidos pela Escola de Música e pela Escola Guignard, não sendo possível a opção pelo Sisu. São também as únicas graduações que exigem uma etapa preliminar de seleção: as provas de habilidades específicas.

Esses testes serão realizados para os cursos de música e artes plásticas somente em Belo Horizonte, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Vale lembrar que os candidatos que não forem habilitados nesta etapa podem, ainda, realizar as provas gerais para concorrer à vaga do curso que selecionarem como segunda opção durante a inscrição.

Sisu

Quem se inscreveu no Enem deste ano também poderá utilizar a média para concorrer a vagas na UEMG, com exceção dos cursos oferecidos pelas Escola de Música e Escola Guignard. Basta estar atento às datas do Sisu e acompanhar as informações pela página www.sisu.mec.gov.br. As inscrições estarão disponíveis no início do próximo ano.

 

Fonte: Segov/MG||

COMPATILHAR: