A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abre, na próxima semana, as inscrições para transferência e obtenção de novo título. No total serão 653 vagas, sendo 607 para Belo Horizonte e 46 para o campus de Montes Claros, no Norte de Minas. A taxa custa R$ 250. Segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), serão analisados pedidos de isenção de taxa. As inscrições só poderão ser feitas pela internet, na página da Copeve, entre os dias 14 e 24 de novembro.
Matemática é o curso que tem mais vagas, totalizando 77 (52 para bacharelado e 25 para licenciatura). O curso de Música aparece em segundo lugar, podendo receber até 36 alunos. Em terceiro vem o curso de Biblioteconomia, com 25 vagas; Física (licenciatura), com 23; Terapia Ocupacional, com 22; e Filosofia, com 21 vagas.
A lista completa dos cursos e as matérias para as provas específicas estão no edital do concurso. Os programas dos testes são os mesmos dos candidatos aprovados para a segunda etapa do Vestibular 2012 da UFMG, disponíveis no site da Copeve. As provas serão realizadas entre os dias 3 e 10 de janeiro.
Segundo a Copeve, os candidatos à transferência, que desejam concluir o curso de graduação na UFMG, devem comprovar vínculo com instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, no segundo semestre de 2011. Além disso, ter cursado, na instituição de origem, pelo menos 300 horas, que correspondem a 20 créditos na UFMG. E ter a cursar nesta universidade um mínimo de 60 créditos, ou 900 horas.
Para a obtenção de novo título, o interessado deve apresentar documento de conclusão de curso superior em instituição de ensino reconhecida.

COMPATILHAR: