A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou, nesta terça-feira (11), o cronograma para a reformulação do calendário letivo da universidade. As novas datas foram definidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFMG. De acordo com a instituição, cada curso terá autonomia para escolher a melhor forma de repor as aulas, mas deverá respeitar o prazo estabelecido.
Segundo a decisão, os cerca de 10% de cursos que ainda não tiveram o primeiro semestre de 2012 concluído deverão regularizar a situação até o dia 5 de outubro. Já o segundo semestre deverá começar no dia 8 do mesmo mês e se encerrar até o dia 16 de fevereiro de 2013.
O primeiro semestre de 2013, conforme a UFMG, deverá começar no dia 4 de março. Na segunda, os professores dos cursos de filosofia, história, medicina, gestão pública, além do Instituto de Ciências Exatas, retomaram as aulas. Cerca de 65 cursos, no entanto, seguem parados.
Cefet
Cansados de ver os filhos sem aulas há 118 dias por causa da greve, alguns pais de alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), unidade Belo Horizonte, adotaram uma iniciativa inusitada. Ontem pela manhã, uma das salas do campus I do colégio foi ocupada por seis pais, que deram aulas por conta própria a 25 alunos para atenuar os prejuízos na aprendizagem dos filhos.
Segundo o organizador do projeto Pais nas Salas de Aula, Ivan Capdiville Junior, a ideia é que os alunos retomem o ritmo escolar aos poucos. A greve pode acabar a qualquer momento. Somos a favor da reivindicação dos professores, mas nossos filhos não podem ficar sem aulas, disse.
Hoje, membros da Seção Sindical dos Docentes do Cefet-MG (Sindcefet-MG) se reúnem em assembleia para decidir o rumo do movimento. Até ontem, 34 das 59 instituições federais de ensino do país tinham encerrado a greve, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação.

COMPATILHAR: