Os últimos dias de isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) provocaram corrida de consumidores às concessionárias. Muitas aumentaram de 20% a 30% as vendas em relação a um fim de semana normal e apostam em setembro como o melhor mês do ano.
Para muitos modelos de veículos, o IPI zero é válido somente até esta quarta-feira (30). Algumas concessionárias ainda vão vender os carros que sobrarem em estoque com a isenção do IPI, mas os veículos faturados a partir de 1º de outubro vão ser comercializados com a nova taxação do imposto.
Segundo o diretor de uma concessionária em Formiga, as vendas de veículos foram satisfatórias neste mês de setembro. ?Fizemos um feirão no sábado (26) e tivemos um aumento muito bom nas vendas.?
Em outra concessionária, o gerente ressaltou o aumento nas vendas, além da oportunidade para os clientes comprarem seus veículos. ?Tivemos um aumento de 22% nas vendas, comparado com o mês de setembro do ano passado. A partir do dia 1º de outubro os preços voltarão ao normal?, comenta.
O presidente do Sindicato das Concessionárias e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv),Mauro Pinto de Moraes Filho, ressalta que ?este mês promete ser o melhor do ano para muitas revendedoras. Se não for o melhor, vai ficar próximo de junho, que já foi muito bom?. De janeiro a agosto, diz, as vendas de veículos caíram cerca de 10% em relação ao mesmo período de 2008. ?Pode ser que este mês ajude numa recuperação. Se a gente conseguir empatar com o ano passado, está bom?, diz Mauro Filho.
Uma concessionária da Volkswagen vendeu este mês cerca de 20% a 30% a mais do que nos outros períodos do ano. ?Só não vendemos mais porque está faltando carro por causa da greve de metalúrgicos. Mas estamos prometendo entregar com 10 a 15 dias e sem a cobrança do IPI?, afirma o diretor-comercial Geraldo Magela de Oliveira.
Em uma revendedora Chevrolet, a gerente de negócios Marília Aleixo acredita que este mês ainda pode superar o de agosto, que foi o melhor de vendas na concessionária este ano. ?A tendência é de que seja melhor. Estamos com muitas ofertas, com pagamento da primeira parcela previsto para daqui a 90 ou 120 dias, período do 13º salário?, diz.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o desconto do IPI foi responsável pelo crescimento de 13,4% das vendas de automóveis de janeiro a junho, ou seja, de 1,422 milhão de unidades vendidas no período, 191 mil teriam sido garantidas pela redução do imposto.

COMPATILHAR: