Uma pesquisa do Banco Mundial (Bird) revelou que, em média, pouco mais de um terço (34%) da aula de 50 minutos no Brasil é consumido com atividades burocráticas – disciplina, chamada e distribuição de tarefas. A avaliação foi feita nas escolas estaduais de Minas Gerais e Pernambuco e municipais do Rio de Janeiro, em 2008 e 2009.
Segundo a pesquisa, coordenada pela economista principal do Banco Mundial para Educação na América Latina, Barbara Bruns, 66% do tempo destinado ao conteúdo, em média, está abaixo do percentual encontrado nas nações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nesses países, 85% do tempo é usado para o aprendizado. Enquanto no Brasil a média de tempo de aprendizagem é de 33 minutos, nos países da OCDE, é de 42 minutos e 30 segundos.
Indisciplina Entre um pedido para beber água, outro para ir ao banheiro e diversas intervenções para chamar a atenção dos adolescentes, Oliveira consegue explicar a resolução dos exercícios. Segundo ele, as quatro aulas semanais são insuficientes. O ideal seriam seis, opina. Mesmo assim, ele opta por fazer a chamada diariamente. (Isso) me permite visualizar as ausências, saber se existe algum problema, conta. Ele sugere, porém, que é possível otimizar esse tempo, conferindo a lista do professor anterior.
Descaso
Na opinião do economista Gustavo Ioschpe, especialista em economia da educação, os estudantes brasileiros são tratados com descaso pelo sistema educacional. Nos países em que a educação dá certo, há um comprometimento maior com a ideia de que o aluno precisa aprender e de que a escola e seus profissionais devem ser cobrados por isso, fala.
Estamos aferrados à ideia de que o importante é colocar a criança na escola, e pronto, e que não é possível se esperar muito do sistema educacional por conta da pobreza do país, o que é uma enorme mentira, alerta Ioschpe.

Congresso
Está em votação um projeto de lei que aumenta de 800 para 960 horas anuais a carga horária para os ensinos fundamental, médio e infantil. O texto prevê ainda aumentar a frequência mínima de 75% para 80%.

COMPATILHAR: