O Turismo no Brasil é um desastre imobilizado, com um potencial gigantesco. Um sol fantástico, praias encantadoras, turismo de aventura, turismo histórico, turismo cultural, Floresta Amazônica, Caatinga, Pantanal, dunas, e até São Paulo, sim senhor, seja para viagem de negócios (fiquei impressionado em 1992, quando, em Lancaster, uma rádio FM de Los Angeles anunciou São Paulo como local para negócios) ou para gastronomia. Duvido que tenha algum país com as mesmas riquezas naturais que o nosso Brasil, mas o que vemos é de envergonhar.

Embora o Brasil tenha se superado em 2014, foram 6,4 milhões de turistas estrangeiros, uma expansão de 10,6% em relação ao ano anterior, foi a Copa do Mundo, a causa. Em junho de 2014, chegaram mais de um milhão. Se os ufanistas acham grande coisa, que saiba que só a Torre Eiffel foi visitada por 7 milhões… E a França, país líder do Turismo, recebeu quase 84 milhões de pessoas em 2014.

A maioria dos turistas aqui vem da Argentina, 1,7 milhão, seguido dos Estados Unidos, 656 mil turistas, e o Chile, 336 mil.

O turismo no Brasil é muito caro. Quando casei, queria passar a lua-de-mel em Fernando de Noronha, mas dois dias lá e outros três em Natal custavam 800 dólares, mesmo valor que 15 dias em Cancun. Sou patriota, mas não sou burro! Vinte anos depois de Cancun e o país continua caro. Conhecer o Nordeste brasileiro ficou para segundo plano, adiado de novo ano passado porque Orlando ficou mais em conta.

Pensei em um projeto para melhorar isso. Resolvi enviar para o Ministério do Turismo, no site, depois de muito procurar, achei um formulário, preenchi e enviei, com confirmação pelo site, mas… Recebi um email do postmaster dizendo que o email [email protected]  couldn’t be found”, ou seja, direcionam o formulário para um email que não existe. No link da Ouvidoria, escobri que tenho que assistir três vídeos para aprender a usar o sistema da ouvidoria… Acho que é caso único no mundo. Senhor ministro, faz o que aí?

Entäo resolvi enviar aos senadores. Como a maioria dos brasileiros tem férias juntamente com as férias escolares, a infraestrutura é muito pequena e cara para conformar o turismo nacional com o estrangeiro. Não se pode omitir que o cidadão brasileiro tem uma alta carga tributária pessoal, assim como o turismo. Além disso, nossas férias coincidem com as do resto do mundo, aumentando a procura, tanto do turismo local quanto do internacional.

Refletindo nisso tudo, infiro que uma antecipação de 30 dias nas férias de verão e de inverno baratearia muito o turismo nacional já que deixaria os meses de julho, agosto e fevereiro para os estrangeiros.

Parece-me razoável que uma simples antecipação de 30 dias seja o suficiente e que até pode ser implantada em alguns anos para não causar choque algum. Porém, algo que poderiam considerar também seria diminuir 10 dias das férias do verão e acrescentar nas do inverno.

Finalmente, as férias dos políticos e do Judiciário deveriam sofrer a mesma antecipação. Com o tempo, isso deve afetar alguns setores como indústria e alguns serviços, mas o resultado parece bastante promissor.

Será que algum funcionário do Ministério lê jornal ou terei que usar o nosso Correio? Aliás, também o mais caro do mundo!

COMPATILHAR: