Lorene Pedrosa

Chegou a Formiga na manhã desta sexta-feira (27), o Castramóvel. Uma unidade móvel veterinária que faz parte do Programa de Controle Populacional Ético de Cães e Gatos.

Fruto da parceria entre Ministério Público, na pessoa da promotora Luciana Imaculada de Paula, 19 municípios da região e a Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa II); o programa foi formatado a partir de um Termo de Compromisso Positivo firmado entre as partes no dia 17 de setembro.

Com vigência de cinco anos, a proposta prevê a castração de cães e gatos de rua e a realização de pesquisas sobre a leishmaniose na região.

O castramóvel é um trailer equipado com todo o aparato necessário para a realização das castrações e chipagem animal. O veículo foi entregue ao prefeito Eugênio Vilela e à coordenadora do Centro de Defesa da Vida Animal de Formiga (Codevida), a veterinária Fernanda Lima, pelo presidente da Arpa, capitão José Fernandes de Paula.

O trailer está estacionado no pátio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e será usado, primeiramente, para a castração de cães e gatos de rua. Posteriormente, será feito um cadastro para a realização das esterilizações em animais domésticos.

Não foi divulgado o período em que o trabalho será realizado em Formiga, mas de acordo com Agnaldo Aparecido Silva, que também é membro da Arpa, a partir dos dados estatísticos de cada município, será feita uma análise da demanda de animais a serem cadastrados e, a partir disso, será feita a previsão do tempo em que o castramóvel permanecerá em cada cidade.

Outra ação necessária para o início do funcionamento do Castramóvel é a formação de equipe especializada neste tipo de procedimento. Segundo a veterinária do Codevida, Fernanda Pinheiro Lima, está sendo feito chamamento público para contratar o profissional veterinário que ficará responsável pelos procedimentos em Formiga.

Os procedimentos do Castramóvel devem começar em fevereiro do ano que vem. Os animais serão castrados e receberão um chip que conterá as informações do dono e do animal, inclusive dos que vivem na rua. O cadastro dos animais domésticos conterá dados do dono, como nome completo, CPF e endereço.

O próximo município a receber esse serviço será Córrego Fundo. As cidades de Cláudio, Carmo do Cajuru, Itapecerica, Camacho, Pimenta, Pedra do Indaiá e São Sebastião do Oeste também fazem parte do programa e serão atendidos por esse mesmo veículo.

Um segundo trailer para as castrações já está ficando pronto e deverá atender os municípios de Bambuí, Tapiraí, Medeiros, Iguatama, Córrego Danta, Luz, Arcos, Pains, Japaraíba, Santo Antônio do Monte.

Leishmaniose

Além das castrações, o Programa de Controle Populacional Ético de Cães e Gatos prevê a realização de pesquisa que envolverá alunos e professores do Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG) e profissionais da Secretaria Regional de Saúde.

O programa

O programa foi proposto pelo Ministério Público com base na Lei Estadual 21970 que estipula a obrigação dos municípios executarem esse serviço. O MP se aliou a parceiros na tentativa de mobilizar os prefeitos a agirem de forma correta nesse tema.

O primeiro encontro para discutir o assunto foi realizado no dia 11 de agosto.
Já nos dias 29 e 30 de setembro, foram realizadas oficinas sobre o Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos no Unifor-MG e contribuíram para a formação de gestores públicos, protetores de animais e médicos veterinários que atuam no serviço público ou no terceiro setor em manejo humanitário e efetivo de cães e gatos.

 

COMPATILHAR: