Na segunda-feira (2), foram iniciadas as atividades da Unidade Móvel de Mamografia em Córrego Fundo. O caminhão está no estacionamento do Pronto Atendimento Municipal. Mulheres com idades entre 45 e 69 anos, que tenham realizado o último exame de mamografia há mais de dois anos, são o público-alvo do programa.
De acordo com as técnicas em Radiologia Adriane Miranda e Jéssica Muniz Costa, que realizam a mamografia na Unidade Móvel, as mulheres que não se enquadram na faixa etária de 45 a 69, que precisarem fazer o exame, devem comparecer ao local com a solicitação do médico.
A vinda da Unidade Móvel é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do programa Viva Vida, e a Secretaria de Saúde do município. A realização dos exames tem início a partir das 8 horas.
Segundo Adriane Miranda, a estimativa é que sejam feitos 50 exames por dia. ?Muitas pessoas que participam do programa nunca tiveram a oportunidade de fazer o exame e têm aqui a chance de detectar algum nódulo ou câncer e tratar o quanto antes possível?.
Após a realização da mamografia, o exame é analisado em Belo Horizonte e recebe o laudo do médico. Em seguida, o resultado com as respectivas recomendações é encaminhado à Secretaria de Saúde da cidade que é responsável por repassá-lo às pacientes.
A funcionária pública Sirlene Maria Ribeiro de Faria foi uma das corregofundeses que passou pelo exame. ?Esta é uma importante oportunidade para as mulheres terem o controle sobre sua saúde e a possível ocorrência de um tumor. É uma forma de detectar e prevenir. Estou bastante satisfeita por participar.?
Em Córrego Fundo, a equipe da unidade Móvel de Mamografia contou com o apoio da técnica de Enfermagem Marli Rosário Silva. A partir da próxima semana, as atividades da unidade serão realizadas no município de Pimenta.
O exame
A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para isso, é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido da mama.

Imprimir
Comentários