A Fundação Hemominas, por meio de suas unidades em todo o Estado, preparou uma programação especial para celebrar o Dia do Paciente da instituição, na próxima quinta-feira (24), como parte das comemorações dos 25 Anos da Fundação.
Em Belo Horizonte, será realizado nesta quarta-feira (23), o lançamento oficial do ?Guia de Condutas Hemoterápicas?. A iniciativa da criação deste guia é pioneira no Estado de Minas Gerais e tem como objetivo orientar os profissionais da área de saúde sobre os procedimentos a serem observados no atendimento a pacientes com doenças hematológicas.
O evento será realizado no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte, na Alameda Ezequiel Dias, 321, a partir das 10h, e conta com as presenças do Secretário Estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; deputado estadual Marcus Pestana; deputado estadual Carlos Mosconi; presidente da Associação Médica de Minas Gerais, José Carlos Vianna Collares Filho; ex-presidente da Fundação Hemominas, Laércio de Melo; e a atual presidente da Fundação, Anna Bárbara Proietti.
Dia do Paciente
?O Dia do Paciente da Fundação Hemominas? foi instituído com a finalidade de dar visibilidade social a realidade de pacientes de coagulopatias e hemoglobinopatias, que são doenças pouco conhecidas do público em geral. A data é um marco na divulgação e esclarecimento dessas doenças.
Além de fornecer sangue e hemoderivados aos hospitais da rede pública e particulares que contratam os seus serviços, a Fundação Hemominas presta também atendimento ambulatorial em 16 unidades a cerca de sete mil pacientes portadores de doenças do sangue, principalmente anemia falciforme e hemofilia. Em algumas das 16 unidades que realizam os atendimentos, as equipes são multidisciplinares, formadas por enfermeiros, médicos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, dentistas e fisioterapeutas.
Doenças
As coagulopatias hereditárias são representadas pelas hemofilias A e B. A maioria dos pacientes de coagulopatias hereditárias apresenta deficiência quantitativa ou qualitativa de um dos fatores da coagulação (fator VIII para a hemofilia A ou fator IX para a B). A deficiência de um desses fatores manifesta-se pela presença de sangramento espontâneo, em situações de trauma ou procedimentos cirúrgicos. O atendimento é realizado por meio de protocolo de tratamento baseado em manuais do Ministério da Saúde e da Federação Mundial de Hemofilia.
Para melhor acompanhamento, os pacientes são, periodicamente, submetidos à avaliação laboratorial, médica, odontológica e fisiátrica. O tratamento baseia-se na reposição do fator de coagulação deficiente, administrado por meio dos concentrados liofilizados em cada ocorrência de sangramento. Esses concentrados são provenientes de vários doadores de sangue e submetidos a processo industrial para tornar inativos certos vírus transmissores de doenças. Eles são disponibilizados pelo Ministério da Saúde a todos os pacientes do país.
A hemoglobinopatia mais comum é a doença falciforme, uma das doenças genéticas com alta prevalência na população brasileira. No estado, a Fundação Hemominas atende em seus ambulatórios, desde 1990, cerca de seis mil pacientes com doença falciforme. Alguns deles sofrem dessa hemoglobinopatia em sua forma mais grave, apresentando ?crises falcêmicas?, que são crises de dor. Os sintomas possíveis, além de uma anemia crônica, são disfunções no baço, queda de imunidade, deficiência no crescimento, alterações cardiovasculares, ósseas, renais, oftalmológicas, além do risco de sofrer acidente vascular cerebral (AVC), causando sequelas motoras e do desenvolvimento.
Em Divinópolis
A Fundação Hemominas em Divinópolis comemora o Dia do Paciente com um arraial na quinta-feira (24), das 14h às 16h. Haverá o tradicional casamento na roça, com pipoca, canjica, sanfoneiro e violeiro. Também está programada uma exposição de fotos dos pacientes do ambulatório, que foram produzidas por um fotógrafo profissional. O Núcleo Regional de Divinópolis fica na rua José Gabriel Medef, 221, bairro Padre Libério.

COMPATILHAR: