Está oficialmente aberto o Novembro Azul, mês da campanha de prevenção do câncer de próstata. O objetivo principal das atividades é sensibilizar, principalmente o público do sexo masculino, quanto à importância do diagnóstico precoce da doença.

“Nosso foco é a prevenção. Queremos aproximar os homens das Unidades Básicas de Saúde e mostrar que uma simples ação pode salvar vidas”, comentou o secretário de Saúde, José Geraldo Pereira.

Cada Programa de Saúde da Família (PSF) organizará eventos ligados à campanha de acordo com sua estratégia. Grupos, palestras e outras ações ocorrerão ao longo de todo o mês e serão divulgadas em breve com horários e locais.

 

A doença

Na fase inicial do câncer de próstata, são comumente identificados sangue na urina, dificuldade em urinar, diminuição do jato de urina e aumento da frequência ao banheiro.

Para investigar o câncer de próstata são feitos dois exames: o de toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, e o PSA, exame de sangue oferecido gratuitamente a pacientes com idade superior a 45 anos. Para confirmar uma suspeita sinalizada pelos dois testes é feita uma biópsia, que consiste em analisar pequenos pedaços da glândula.

Homens com casos de câncer de próstata na família têm maior chance de desenvolver a doença. Outros fatores de risco são sobrepeso e tabagismo. Praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável são formas de prevenir a doença.

 

Fonte: Decom/Formiga||

COMPATILHAR: