As obras para melhorias e novas instalações avançam pelo campus do Centro Universitário de Formiga, pelo Clube Unifor-MG e pela Fazenda Laboratório, com investimentos da mantenedora Fuom.
Uma das importantes construções é o segundo pavimento do Prédio 4. A primeira ala já foi concluída e está em uso pela comunidade acadêmica. Os trabalhos na outra ala estão bastante adiantados e a previsão de conclusão é para o início do próximo ano, quando retornarem as aulas para o primeiro semestre letivo de 2015.
De acordo com o reitor do Unifor-MG, Marcos Antonio de Sousa Leão?, ao todo, o Prédio 4 contará com 40 salas de aula. ?Foi um empreendimento de 2.700 metros quadrados de área construída que está terminando agora e, a partir de 2015, estará completamente entregue aos alunos e professores?.
O Unifor-MG ganhará mais uma área de eventos com o novo Salão Nobre. ?Como a estrutura do Prédio 4 foi organizada de acordo com a estrutura do Prédio 1, nós temos aquele bico na chegada e ali nós fizemos outro Salão Nobre e ele será nos mesmos moldes do Prédio 1, porém, vai ser mais moderno, com uma tecnologia mais avançada, equipamentos ainda melhores. A estrutura, além de ser mais aconchegante, ainda vai ser mais bonita?, ressaltou o reitor.
O novo Salão Nobre será inaugurado no início de dezembro.
Melhorias no Clube
No final de 2013, a Fuom adquiriu definitivamente o Clube Unifor-MG para uso dos alunos do Centro Universitário e do Colégio de Aplicação que têm acesso gratuito, além disso, professores, funcionários e a comunidade em geral podem ser associados. Desde a compra do clube, diversas melhorias já foram realizadas e outras obras estão em andamento.
A ampliação da academia de musculação foi concluída no mês de setembro, com espaço mais amplo, moderno, arejado e que comporta um maior número de equipamentos. O investimento foi de R$125 mil, com a aquisição de 29 novos aparelhos, acréscimo de aproximadamente 130 m² de área construída. Hoje, a metragem total da academia é, em média, de 250 m².
Também foi feito um novo estacionamento, mais amplo, em um novo local; os vestiários foram todos reformados, com a colocação de granito, blindex, aquecedor solar e outras melhorias, e já começaram as obras para a ampliação da quadra coberta. A expectativa é de que as obras sejam concluídas até o final de dezembro.
O Clube Unifor-MG também serve de laboratório para alunos de diversos cursos, como educação física (bacharelado e licenciatura) e fisioterapia. Além de serem realizada avaliações físicas e fisioterapêuticas, o clube oferece diversas atividades gratuitamente para os alunos e associados.
Clifor será ampliada
Outra obra em andamento no campus universitário é o segundo pavimento do Prédio 6, onde funciona a Clifor (Clínica Escola de Saúde do Unifor-MG). A obra tem um total de 700 m² e permitirá a ampliação da clínica de fisioterapia para oferecer mais conforto no atendimento aos pacientes e novos espaços para as aulas práticas dos alunos.
Para a construção da estrutura e cobertura do segundo pavimento do Prédio 6, como vigas, lajes e pilares, foi feito um processo licitatório e a empresa vencedora foi a Construtora Hengecil Ltda. Os funcionários do Depom (Departamento de Obras e Manutenção) da Fuom ficaram responsáveis pelo levantamento das paredes e acabamento. Os serviços estão bastante adiantados.
Fazenda Laboratório ganhará salas de aula e galpão
A Fuom também adquiriu, em 2013, a Fazenda Laboratório, um espaço para aulas práticas de diversos cursos do Unifor-MG. As melhorias no local e as obras não param. Depois de diversos investimentos na infraestrutura da fazenda, agora serão construídos novos espaços.
?A fazenda tem que ter todos os requisitos necessários para que os laboratórios possam funcionar. O que vai ser feito lá, num primeiro momento, é um projeto único, com duas salas de aula, vai ter um grande barracão para poder guardar, por exemplo, trator que vai ser adquirido, os implementos e os insumos que estão sendo adquiridos. Nós vamos construir lá na faixa de 600 metros quadrados de área, exatamente para atender aos nossos alunos e aos nossos professores. A fazenda realmente é um laboratório e estão sendo feitos investimentos para isso?, enfatizou Marcos Antonio de Sousa Leão.
Também está sendo planejada, segundo o reitor do Unifor-MG, a ampliação da Fazenda Laboratório, com a aquisição de outra área. A proposta está em discussão e estudo pelo Conselho de Normas e Diretrizes da FUOM para aprovação. ?Estamos criando um complexo educacional que vai desde o lazer do aluno até o ensinamento e estamos fazendo um serviço de qualidade, o que é o mais importante?, destacou.
Licitação para as obras da Fazenda Laboratório
A licitação para a construção da estrutura e fundação das salas de aula e do galpão na Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG foi realizada no dia 31 de outubro, na Sala de Multimeios 2. O processo foi por meio de carta-convite para concorrência tipo menor preço/custo benefício.
A concorrência contou com as presenças de Bruno Cesar Comitante Leão, representante da CLL Engenharia, e de Alexandre Eduardo Taliberti Lima, representante da Construtora Hengecil Ltda. Outras três empresas foram convidadas para participarem da concorrência, mas não compareceram. A vencedora da licitação foi a CLL Engenharia.
O contrato para o início das obras foi assinado no dia 5 de novembro, na sala de reuniões da Reitoria. As obras tiveram início nesta segunda-feira, dia 10 de novembro.
Além de uma excelente estrutura física, com mais de 55 laboratórios modernos e bem equipados, dos constantes investimentos e da avaliação positiva do MEC (Ministério da Educação), que atribuiu ao Centro Universitário o conceito 4, em uma escala de 1 a 5, o UNIFOR-MG se destaca pelo quadro de professores, composto por especialistas, mestres e doutores, fatores que comprovam a qualidade do ensino da Instituição.

COMPATILHAR: